Um dia após a morte da mãe, monarca se dirige à nação e renova “promessa de viver para o dever”

O Rei Charles III, que assumiu o trono britânico após a morte da rainha Elizabeth II, fez seu primeiro discurso na tarde desta sexta-feira, 9, em meio às mudanças que o Reino Unido passa após o fim de um reinado de 70 anos. Em sua fala, o monarca ressaltou o legado da mãe, e exaltou a esposa, Camila Parker Bowles, e o filho mais novo, Harry. 

Segundo ele, Elizabeth teve uma vida “muito bem vivida” e sempre dedicada ao dever. “Essa promessa de viver para o serviço eu gostaria de renovar hoje a vocês”, afirmou, que  destacou que a mãe fez “sacrifícios pelo dever” e que sua devoção não foi deixada de lado nem em mudanças dos tempos nem em momentos de alegria e tristeza.

“A morte [de Elizabeth] traz tanta tristeza a vocês e eu compartilho desse sentimento de perda além do que vocês imaginam”, ressaltou. “Quando minha mãe ascendeu ao trono do Reino Unido, o mundo ainda vivia as privações e o choque da Segunda Guerra Mundial. Ao longo dos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma entre muitas culturas e crenças. As instituições de Estado mudaram, mas ao longo das mudanças e dos desafios, nossa nação prosperou e floresceu.”

“Os valores se mantiveram e devem se manter”, pontuou. “E onde quer que você viva no Reino Unido e seus territórios, seja qual for sua crença, prometo servir com lealdade, respeito e amor.”

Camila e Harry

No discurso, o rei Charles citou “tempos de mudança” e também mencionou sua mulher, Camilla Parker Bowles, que agora se torna rainha consorte. “Minha vida irá mudar ao assumir minhas novas responsabilidades, não será mais possível me dedicar tanto tempo e energia a serviços de caridade, mas sei que esse importante trabalho segue nas mãos de outras pessoas.”

“Confio no amor da minha esposa, agradeço e reconheço seu serviço público desde que nos casamos, há 17 anos, que, agora, se torna a minha rainha consorte. Sei que trará para o novo papel essa devoção firme e dever nos quais tanto confio.”

Charles agradeceu ainda seus filhos, William –agora sucessor do trono– e Harry, que decidiu romper com as responsabilidades com a Família Real para viver nos Estados Unidos com a esposa, Meghan Markle.

“Meu herdeiro William assume meus títulos escoceses, que significaram tanto para mim, e será o novo duque da Cornualha e príncipe de Gales”, disse, citando também Kate Middleton, esposa de Wiliam, que passa a ser a duquesa da Cornualha e princesa de Gales.

“Também quero expressar meu amor a Harry e Megan, que constroem suas vidas no exterior hoje”, acrescentou.

“E a minha mãe querida, que começa sua última grande viagem para se juntar ao meu falecido pai [Príncipe Philip], muito obrigado por seu amor, devoção com nossa família e a família de nações que você serviu de forma tão diligente por todos esses anos. Que os anjos possam cantar durante seu descanso”, concluiu o rei.

Fonte: Redação Terra