Santa Missa em Honra e Glória de Nossa Senhora da Conceição, Jardim Maracanã em Seropédica

0
112

Foi realizado nesta última quinta-feira 8 de dezembro, Missa Festiva em Honra e Glória da Nossa Senhora Conceição, pelo Padre Paulo Sergio, Pároco da Paroquia Nossa Senhora das Graças.

A Festividade teve início na Praça Central do Bairro Jardim Maracanã, com Terço e Procissão até a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Em sua homilia o Padre Paulo Sergio explicou que a Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, Macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. “A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV”.

O Padre Paulo durante a sua Homilia falou da construção da Capela do Bairro Jardim Maracanã, que antes era conhecida por Bananal que foi realizada em 1817. ” Este local era conhecido como Povoado do Bananal, e devido D. João VI ser devoto de Nossa Senhora da Conceição, ordenou a construção desta capela em sua homenagem. A doação do terreno para a construção partiu de Francisco do Amor Divino e Maria Rosa do Nascimento Pereira de Souza, que também doaram terrenos para a construção de um cemitério e de um logradouro público”.

Após a Santa Missa crianças do Catecismo, vestidas de Anjinhos fizeram a Coroação de Nossa Senhora da Conceição. Foi uma das mais lindas homenagens que presenciei a Imaculada Conceição.