Celebração de Domingo de Ramos na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica

0
272

A Santa Missa Campal de Domingo de Ramos, foi realizada pelo Padre Paulo Sergio, na Paroquia Nossa Senhora das Graças em Seropédica, e teve início com a Benção dos Ramos, e logo após a Procissão. 

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos (10), porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade onde é aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim, na eternidade; aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.

Em sua homilia o Padre Paulo Sergio fala sobre ser Mártir; “A palavra mártir vem do grego Martyria e significa testemunha.  Sendo assim, um mártir para nos cristãos significa aquele que testemunhou a sua fé de modo radical. O martírio acontece quando alguém está disposto a sofrer a violência, ou mesmo deixar-se morrer pela fidelidade e por amor a Deus e aos outros. É importante relembrar que os primeiros cristãos foram perseguidos pelo Império Romano. Os apóstolos se reuniam as escondidas e muitas vezes encontravam no silêncio e anonimato a forma mais verdadeira de viver a fidelidade a Jesus Cristo. E quando eram descobertos, muitos não hesitavam em entregar sua vida. Naquele tempo, algumas comunidades começaram a venerar o lugar onde ocorreu o martírio destas testemunhas. Assim surgiu o culto aos mártires pelo mundo inteiro”.

Programação da Semana Santa:

Quinta-feira dia 14 as 18:30 horas – Santa Missa da Ceia do Senhor

Sexta-feira dia 15 as 17:00 horas – Via Sacra

Sábado dia 16 ás 18:00 horas – Vigília Pascal – Trazer uma vela e água para ser benzida

Domingo dia 17 as 9:30 horas – Santa Missa de Pascoa

 

No sábado 
Santa Missa no Incra as 17:00 horas
Santa Missa no Jardim Maracanã as 18:30 horas

Renovação de Votos da Legião de Maria

A Legião de Maria está completando 100 anos no mundo

Logo após a Santa Missa houve a Renovação de Votos da Legião de Maria – Acies – Legionários e Legionárias ativos. Comitium Virgem Prudentíssima, Cúrias e Praesidiuns da Diocese de Itaguaí.

A Acies volta a ser festejada e legionários renovam consagração à Maria. “A Legião de Maria precisa de muita oração. Precisamos demonstrar que somos um exército em ordem de batalha e que vamos ter que vencer essa batalha pós-pandemia.

Acies quer dizer, em latim, ‘exército em ordem de batalha’ e consta de uma consagração individual e uma consagração coletiva.

“O legionário só ganha como recompensa a graça, e, quanto mais fazemos com gratuidade, mais conseguimos o amor do Senhor.  São João Paulo viveu a consagração à Virgem Maria de forma tão intensa, que escolheu como lema do pontificado: ‘Todo Teu, todo da Virgem Maria’. É assim que todo legionário se sente, principalmente no dia da Acies. É uma renovação do compromisso com Jesus, Maria e a Legião.  Essa festa marca o membro, com a consagração que fortalece a sua caminhada missionária”

Abaixo as fotos da Santa Missa de Domingo de Ramos e fotos Renovação de Votos da Legião de Maria

Fotos Legião de Maria