Papa Francisco abre inscrições para Jornada Mundial da Juventude 2023

0
55

Encontro será realizado em Lisboa, Portugal, de 1° a 6 de agosto de 2023; o papa fez a inscrição em um tablet, após a recitação do Angelus na Praça São Pedro no Vaticano

Papa é o primeiro inscrito na JMJ Lisboa 2023

O objetivo principal das Jornadas é recolocar no centro da fé e da vida de cada jovem a pessoa de Jesus, para que Ele se torne seu ponto de referência constante e seja também a verdadeira luz de todas as iniciativas e todo compromisso educativo para com as novas gerações. É o “refrão” de cada Jornada Mundial. (São João Paulo II)
 

Laura Lo Monaco – Cidade do Vaticano

Abrem-se hoje as inscrições para a 37ª Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa em agosto de 2023. Convidei dois jovens portugueses para estarem aqui comigo enquanto também me inscrevo como peregrino (clique no tablet). Eu me inscrevi! Queridos jovens, convido-vos a participar neste encontro no qual, depois de um longo período de distanciamento e isolamento, redescobriremos a alegria do abraço fraterno entre os povos e entre as gerações, do qual temos tanta necessidade.

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) foi a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude 2023. A JMJ se consolidou como uma grande peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.

Peregrinos de mais de 50 dioceses do Brasil já estão se preparando para o evento, que será o primeiro após a pandemia do coronavírus. O evento que reúne jovens do mundo inteiro foi instituído pelo Papa João Paulo II:

“O evento visa promover o encontro dos jovens com o Papa e ser um momento de renovação da fé.”

Na Carta enviada ao cardeal Eduardo Francisco Pironio por ocasião do Seminário de Estudos sobre as Jornadas Mundiais da Juventude realizado em Czestochowa, em maio de 1996, o Papa Wojtyla escreveu:  

O objetivo principal das Jornadas é recolocar no centro da fé e da vida de cada jovem a pessoa de Jesus, para que Ele se torne seu ponto de referência constante e seja também a verdadeira luz de todas as iniciativas e todo compromisso educativo para com as novas gerações. É o “refrão” de cada Jornada Mundial. 

A JMJ teve sua primeira edição em Roma no ano de 1986 e se realiza a cada 3 anos, já passando por mais de 20 cidades em 3 continentes diferentes. Buscando o protagonismo jovem, a Jornada Mundial da Juventude também busca promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

No ato simbólico de domingo, Papa Francisco deu início ao período de inscrição da JMJ. Todas as informações sobre a JMJ Lisboa 2023, podem ser acessadas através do site: https://www.lisboa2023.org/pt/.