Prefeitura de Seropédica inicia as obras de Drenagem e Pavimentação no Bairro Jardins
25 de maio de 2022

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Serviços públicos iniciou nesta quarta-feira (25), uma das obras mais esperadas a mais de 40 anos, Drenagem e Pavimentação de ruas do bairro Jardins.

O Bairro Jardins sempre foi palco de enchentes e inundações, devido a localidade ser cercada pelo Rio Guandu e por falta de saneamento. O Rio Guandu era explorado pelos areeiros e com isso mantinha seu leito mais fundo, evitando transbordamento em épocas de muitas chuvas. A retirada da areia do fundo do Rio Guandu causava impacto ambiental, por isso sua proibição pelo Inea.

A luta da emancipação teve início a primeira vez em 1984, foi devido ao abandono que o 2º Distrito de Itaguaí, atualmente Seropédica, passava. Não existia obras de importância como Drenagem e Pavimentação das ruas. Em meados de 1985 o Bairro jardins entrou em expansão, muitas pessoas iniciaram as obras construído várias casas, e o esgoto eram jogados em valas.

Naquele tempo algumas ruas existiam manilhamento, mas as manilhas eram colocadas de qualquer forma e com diâmetro muito pequeno para receber o volume de esgoto que cada dia aumentava mais.

Finalmente em 1995 Seropédica foi emancipada, e a população acreditava que tudo iria mudar, mas infelizmente, poucas obras de saneamento foram feitas, complicando cada vez mais o escoamento das aguas pluviais e do esgoto residencial no bairro Jardins.

As obras eram feitas com níveis de água, não havia investimento em equipamento de Topografia, em vez da agua escoar, ela retornava para as residências. A manutenção das ruas eram somente colocar terra, e as ruas ficavam acima da altura do terreno das casas, criando alagamentos e prejuízos aos moradores.

O Prefeito Professor Lucas, assim que asumiu a administração da prefeitura colocou no seu quadro de funcionários Técnicos, com formação, nas áreas de Engenharia, Projetos e Planejamento, que vem estudando o município para resolver os problemas que mais aflige a população, que são as enchentes.

O Município de Seropédica não tem um histórico de projetos guardados, na Prefeitura não existe, microfilmes ou Projetos em papel que mostre onde estão localizadas as manilhas, o diâmetro das manilhas, prejudicando a manutenção das ruas. Todas obras novas de infraestrutura tem de começar do zero.

Como dar continuidade em uma obra de um Gestor anterior se não existe documentação que mostre o início e o fim de cada obra?

As obras de Drenagem e Pavimentação do Bairro Jardins, estão sendo realizado como nunca tivesse uma manilha na rua. Está sendo executado com manilhas de diâmetro maior para facilitar o escoamento das aguas de chuva e também para escoamento do esgoto domiciliar. Todo bairro foi realizado topografia com equipamento Topográfico Estação Total, que vai evitar erros de caimento, e facilitando sua manutenção.

A Secretaria de Obras está guardando toda documentação histórica das obras realizadas para os futuros administradores do município.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: