Conheçam a Flona Mario Xavier de Seropédica através deste lindo trabalho de pesquisa e extensão

0
66

O Minuto da Memória é uma série de 10 vídeos sobre a história e memória da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX) e está disponível nas redes sociais (Instagram: @guardaflonamx | Youtube: @ligaufrrj9791 | site: https://sites.google.com/view/memoriasdaflonamx/memoriaflonamx). O objetivo da série foi retratar acontecimentos, transformações e personalidades/atores da Flona MX, em vídeos com cerca de 1 minuto de duração.

A Flona Mário Xavier, que está localizada no município de Seropédica, é uma Unidade de Conservação (UC), desde 1986. Mas sua construção começou na década de 1940, como Horto Florestal de Santa Cruz, sendo anterior à fundação do próprio município de Seropédica. Na série de vídeos foram abordadas as mudanças de categorias da UC, a importância e objetivo de sua construção e existência e sua forma de organização.

O Minuto da Memória é uma realização do projeto de pesquisa e extensão “Memória Viva da Flona Mário Xavier: Educação Ambiental para promoção do Pertencimento Ambiental”, integrante do Programa de Bolsas Institucionais em Projetos de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e realizado a partir do Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier e do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada. O projeto de pesquisa foi desenvolvido pela graduanda do curso de geografia Tamiris Regina Ribeiro Souza de Souza e orientado pela docente Karine Bueno Vargas e resultou no trabalho de conclusão de curso intitulado “De Horto Florestal a Floresta Nacional Mário Xavier: a construção de uma Unidade de Conservação no município de Seropédica-RJ”, o qual pode ser encontrado no Banco de Dados de Pesquisa da Flona MX (https://bancodedadosflonamx.blogspot.com/?m=1).

 

 

ABAIXO ALGUMAS FOTOS HISTÓRICAS, E SAIBAM MAIS ACESSANDO O SITE https://sites.google.com/view/memoriasdaflonamx/memoriaflonamx

Por: Karine Vargas – professora adjunta do curso de geografia da ufrrj
Apoio: Tamiris Regina Souza