Agora é lei: Governo vai reativar linha de trem que liga Japeri a Barra do Piraí

0
318

Medida do deputado Anderson Moraes complementa programa de recuperação de ferrovias com objetivos turísticos


A linha ferroviária de transporte de passageiros da “Barrinha”, que liga os municípios de Japeri e Barra do Piraí, poderá ser reativada em breve. É o que prevê a Lei 9871/22, do deputado Anderson Moraes (PL), que o governador Cláudio Castro (PL) sancionou e publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (06/10).“A reativação desta linha é uma importante demanda dos moradores dos municípios. A paralisação impactou a vida das pessoas, com prejuízo para o comércio e o turismo das cidades. A volta dela irá revitalizar toda a região”, justificou o deputado.
 

A linha com 46 km de extensão, que passava pelos municípios de Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes, está desativada desde 1996, quando um acidente deixou 15 mortos e 60 feridos. O ramal foi suspenso e o projeto de revitalização do trecho nunca saiu do papel.

A medida sancionada complementa a Lei 8.210/18, que criou o Programa Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária com objetivos turísticos. A norma prevê que o Poder Executivo possa firmar parceria com a iniciativa privada para cumprir a reativação das linhas, com prioridade para a segurança dos passageiros. 

 
 
image.png