Foi realizado neste sábado (10/8) a II Conferência Municipal do Meio Ambiente de Seropédica no CAIC Paulo Dacorso Filho, onde simbolizou a voz e voto para contribuir de forma efetiva na elaboração de políticas públicas ambientais. E neste fórum foi debatido os seguintes temas: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental.

A conferência colocou para a sociedade temas estratégicos para o município, que visam à conservação da biodiversidade, da água, na redução dos impactos ambientais, do plantio, do reaproveitamento dos matérias orgânicos, na extração de arreia e seu impacto com a natureza, com vistas ao desenvolvimento sustentável, levando em consideração que é possível sim crescer sem degradar a natureza.

Fizeram parte da mesa de abertura o representante dos Agricultores de Seropédica Sr. Eusébio Elias do Sol do Amanhã, a Reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Ana Maria Dantas Soares. O Secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintella, a Engenheira Agrônoma, D.Sc. Ciência do Solo. Pesquisadora e Chefe Administrativa da Embrapa Agrobiologia Rosângela Straliotto.

A Comissão Organizadora foi composta pela Secretaria de Ambiente e Agronegócio, tendo como titular o secretário Ademar Quintella e como suplente Ricardo Nogueira; a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, tendo como titular Débora Viana Paschoal e como suplente Edilene Carvalho de Araújo; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) Agrobiologia tendo como titular Rosangela Straliotto e como suplente Luiz Fernando Duarte de Moraes; a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (ACIAPS) tendo como titular Marcus Vinícius Câmara de Oliveira, e como suplente Adriano Amaral Gonçalves de Souza.

O Secretario de Ambiente e agronegócios de Seropédica agradeceu a presença de todos e falou que a Secretaria de Ambiente e Agronegócios foi a junção entre a parte ambiental com a de agropecuária para que uma desse suporte a outra, e falou ainda que o Conselho de Meio Ambiente se reúne toda primeira quarte feira do mês para discutir problemas ambientais.

A Engenheira Agrônoma Rosangela Straliotto fez um elogio a Secretaria de Ambiente de Seropédica em especial ao Secretário Ademar Quintella e sua equipe, e falou que depois da entrada deste Governo a Secretaria começou a funcionar mesmo, estabelecendo as normas ambientais, fazendo fiscalização e cumprindo e fazendo cumprir as leis ambientais.

Logo a seguir foi montada a Mesa de Debates.

O primeiro tema:  Geração de Emprego e Renda no contexto da preservação ambiental, Palestrante: Gustavo Wyse Abaurre, Engenheiro Florestal e Gerente Geral da empresa REFLORESTA Empreendimentos Florestais. Com o título: “Geração de emprego e renda na cadeia da restauração”

O segundo tema: Educação Ambiental. Palestrante: Geraldo Baeta da Cruz – Supervisor de Gestão Ambiental da Embrapa Agrobiologia. Com o título: Ações de Gestão e Educação Ambiental da Embrapa Agrobiologia em Seropédica

O terceiro tema: Produção e Consumo Sustentáveis: Medidas de Redução de Impactos Ambientais. Palestrante: Prof. Dr. Carlos Domingos, Professor de Estudos de Impactos Ambientais e Conservação de Recursos Naturais; Deptº de Ciências Ambientais- Instituto de Florestas, UFRRJ