O Brasil Industrial Esporte Clube foi fundada em 16 de julho de 1912 pelos operários da Companhia Têxtil Brasil Industrial de Paracambi e a simpatia de seus diretores. Sendo que a sua fundação se deu no dia primeiro de maio de 1912, com duas equipes formadas, tendo a integrá-las não só empregados da firma como também jovens que embora não tivessem vínculo empregatício, irmanaram-se aos demais para formar aquela que mais tarde viria se constituir numa das maiores glórias do futebol do estado do Rio de Janeiro.

Mário Torrente, fundador e também atleta, foi o primeiro presidente, embora não tivesse ainda sido elaborado o estatuto do clube. Na história do Paracambi F. C., hoje Brasil Industrial, há uma relação incomensurável dos personagens que tiveram participação direta na criação do referido clube a tornar-se difícil e até mesmo impossível enumerá-las nominalmente na sua totalidade mas dentre desmedido número de abnegados fundadores, destacamos os seguintes: Clarence Hibs, Frederich Jacques, John Starck, Ernesto Bauer, Jersey Starck (mais conhecido como Gelson inglês) e Guilherme (também conhecido como Guilherme inglês), Antonio Amorim, Mário Torrente, José de Lima, Antônio Moreira, Brígido de Oliveira Gama, Eustórgio Silva, Agostinho Inácio da Silva, Ciliatote Lavra, Benedito Coelho, Leopoldo Bonfim, Domingos Amorim (conselheiro), José Cândido Costa Côrtes (Belego), Francisco Costa, José Telles, Manoel Vilas-Boas, Francisco Fernandes Tupacinunga, Adolpho Alonso, João Costa, Justino Silva, João Soares, Joaquim Barbosa (jacaré), Enéas Soares, Plínio Monteiro, Jazão Telles, José Bemol e outros fundadores, apenas conhecidos pelos respetivos nomes ou simplesmente cognomes, como por exemplo: Badu Thomaz, Antônio (surdinho), Fiuzinho, Euzébio, Borges, Miltinho, os quais contaram com a aquiescência dos diretores da fábrica de tecidos, naquela época, Drs. Joaquim Guedes de Moraes Sarmento e Dominique Level.

O Presidente do Brasil Industrial em exercício, Sergio Avelino da Silva, disse que este é seu terceiro mandato à frente do Clube. “Na comemoração de hoje, recebemos pessoas ilustres que sempre prestigiaram nosso clube, como o Ex-prefeito Arildo Capitão o Clube da Portuguesa da Ilha do Governador, o Vice-prefeito Júlio, o Vereador Fernando, o Presidente da Liga Desportiva de Paracambi, Juvenil Torres de Mello Filho, entre outros. Na comemoração de 105 de glorias houve uma programação de jogo de Master e Sub 20 e sorteio de brindes” destaca.

O Vice-prefeito de Paracambi, Júlio da Silva Gonçalves Oliveira, esteve presente com sua família e disse: “Atualmente exerço a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura e energia de Paracambi. Sou cria deste clube, joguei aqui desde meus 7 anos de idade, e meu sonho é fazer arquibancada do clube e construir lojas embaixo da arquibancada para geração de emprego e renda” comemora. 

 

 

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Comentários