O Colégio Estadual Presidente Dutra teve origem no projeto de lei nº 906, que criava a ESCOLA NORMAL de Seropédica de autoria do Governador do Estado do Rio de Janeiro daquele tempo, Edmundo de Macedo Soares e Silva , Antes de se chamar Colégio Estadual Presidente Dutra, a unidade escolar se chamava GRUPO DUTRA , O Colégio Estadual Presidente Dutra abrigado hoje em frente a UFRRJ na verdade até 1983 era alocado no prédio da UFRRJ , pois Seropédica era dominada por uma grande areá verde , após 1983 o governo do estado então tomou posse do terreno e assim o Colégio Estadual Presidente Dutra teve finalmente suas dependências garantidas.

A Secretaria de Estado de Educação deveria desempenhar um papel relevante no cumprimento das políticas educacionais do Governo Federal, regido pela norma maior da educação brasileira – a lei nº. 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ou seja, o negócio é sério!  Cabe à Secretaria executar a política estadual de Educação, buscando elevar o patamar de cultura da sociedade e fazendo uma escola pública democrática e de qualidade. Mas como? Hã? Democrática eu consigo entender, e com um certo esforço. Mas, qualidade? Está difícil! E a Escola Estadual Presidente Dutra, localizada no km 47 da estrada Rio São Paulo, em Seropédica, que levante as mãos, os pés e a voz para dizer! São prova viva do descaso.

Mas afinal meu Deus, qual é a finalidade da Secretaria de Estado de Educação? É assegurar uma educação que garanta o acesso, permanência e sucesso dos alunos dentro de sala de aula. E com falta de estrutura? Com o estado tétrico e deplorável que o espaço educacional se encontra? Sem nenhum tipo de conservação ou manutenção? Sinceramente…

São elementos estruturais que devem ser mobilizados a fim de haja uma aliança com a sociedade. Deve-se abolir a ideia do ensino elitilista. Deve-se ter uma gestão eficiente. Com equidade e com visão estratégica. Mas a questão é que, de fato, o poder público não tem isso como uma prioridade. O assistencialismo, a ineficiência de políticas públicas e o desconhecimento da escola pelos gestores públicos são evidências do descaso do Estado para o desenvolvimento de uma escola de qualidade, sendo esses alguns dos determinantes do descumprimento do papel da instituição escola.

Infelizmente o Brasil está imerso numa  péssima qualidade de ensino nas redes publicas. Qual é resposta mais provável ?  A verba destinada para atender as necessidades do aluno e do professor está sendo desviada por políticos corruptos, imundos,  para fins próprios. Luxo. Ostentação de uns em detrimento de uma grande massa. Um país que tem tudo para ser desenvolvido encontra-se nas mãos de uma minoria que usufrui o bem, que por direito é destinado á população, e que de fato necessita de qualificação para enfrentar o mercado de trabalho e assim ter uma melhor condição de vida. Mas a coisa está complicada.

Vejam só, sem merenda escolar, greves e mais greves por falta de pagamento dos professores e salas de aula em deploráveis condições: Vidros quebrado, piso soltando, ventilador de teto caindo aos pedaços, banheiro em estado péssimo…  Até  alunos sem um teto para poder estudar. Que desleixo é esse?? O Colégio Estadual Presidente Dutra está assim! Lamentável. Tristeza meu povo.

Eu estive conversando com uma jovem, estudante do colégio. Sarah karolainy, de 18 anos. E veja o que ela disse sobre o estado da escola estadual:

Colunista João–  SARAH, VOCÊ COMO ALUNA O QUE MAIS TE AFLIGE? O QUE DE RUIM ESTA ACONTECENDO NA ESCOLA?

Sarah– O que mais me aflige é baixa infraestrutura da escola. Muitos funcionários foram demitidos por falta  de pagamento. A comida foi reduzida,sem contar com a constante falta de água. O teto esta caindo. Muitas telhas ja caíram. Viu o perigo? E se uma telha dessa cai na cabeça de alguém?! Quem vai se responsabilizar?!?

“Nas salas contém ventiladores caindo e sem funcionamento. Muitas salas não tem nem um ar condicionado e nem um ventilador. Como ficam esses alunos?!”

O chão  esta cada dia pior,os pisos estão todos soltos e quando chove alaga tudo. Sem contar com a sala do terceiro ano que essa semana foi interditada devido ao teto e a urina de ratos como também o problema dos pisos e as goteiras. Nós alunos temos que tomar cuidado.  Se nao tiver atenção alguém pode acabar parando dentro dentro de um balde. São inúmeros baldes, parece ate uma piscina!

Muitos alunos estudam pra ser professor,como eu, mas estamos sem alimentação adequada.

O diretor não sabe mais o que fazer, ele sozinho  não pode fazer nada. É preciso  de verbas pra isso.

Nós alunos não temos culpa da corrupção do governo Federal. Queremos uma mudança e pelo menos uma resposta clara para essa situação.

Estas foram as palavras de uma jovem estudante e que vive diariamente na mesma situação critica de sempre. Parados é que não podemos ficar. Queremos nossas crianças, nossos adolescentes estudando. Aprendendo. Obtendo uma formação adequada que os faça vencer na vida. Como disse Sêneca certa feita: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.

Que dias felizes e bons surjam, como o lindo sol após uma noite de tempestade. Dizem que o caráter e a honestidade são frutos de uma boa e eficiente educação. Mas e quando o governo não oferece educação alguma? Pois é…

2Q==20160301132408 (7)20160301132355 20160301132356 (2) 20160301132356 (3) 20160301132408 (2) 20160301132408 (3) 20160301132408 (4) 20160301132408 (5) 20160301132408 20160301132409 20160301132411 (2) 20160301132411

 

Um abraço e que Deus nos abençoe.

J.C.Marques