10 eclipses solares mais famosos
3 de março de 2023

O eclipse é um fenômeno que acontece praticamente todos os anos, mas ele impressiona sempre. E existem os mais famosos da história.

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno. Mas até que fosse entendido realmente o que ele era, em várias culturas, um eclipse significava várias coisas diferentes, desde prelúdios de coisas boas, até momentos em que rituais tinham que ser feitos.

O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o sol, a Terra e a lua. O eclipse solar é o fenômeno que acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra. Ela esconde por completo, ou de forma parcial, a sua luz. É basicamente o que acontece no lunar, mas a ordem dos corpos muda. No entanto, o solar parece ter um impacto maior, até porque quando ele acontece “anoitece” no meio do dia.

Mesmo que esses eventos aconteçam praticamente todos os anos, eles ainda impressionam as pessoas. Tanto é que logo que um novo ano começa as pessoas querem saber qual será o calendário astronômico. Esse ano irá acontecer um evento raro, um eclipse solar híbrido.

E claro que por eles acontecerem há tempos existem os eclipses mais famosos. Mostramos aqui quais são eles seguindo uma ordem cronológica.

1 – Eclipse Chinês (1302 a.C)

No dia cinco de junho de 1302 a.C. o imperador chinês Wu Ding viu a lua entrar na frente do sol por seis minutos e 25 segundos. O imperador ficou bastante impressionado com o fenômeno porque o seu símbolo era uma bola de fogo, então ele tomou o eclipse como um alerta.

Quando o fenômeno acabou, o imperador fez rituais para “trazer de volta” o sol e comeu refeições vegetarianas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Astronomical History and Heritage, isso era o que se fazia depois de um eclipse na época.

2 – Eclipse Ugarite (1223 a.C.)

Esse foi um dos primeiros fenômenos a serem registrados. Ele aconteceu no dia cinco de março de 1233 a.C. e durou dois minutos e sete segundos. Em 1989, um relatório publicado na revista Nature revelou essas informações sobre o fenômeno. Para saber essas especificidades eles se basearam em uma placa de argila descoberta em 1948.

3 – Eclipse Assírio (763 a.C)

O eclipse desse ano aconteceu por cinco minutos. De acordo com os registros da época, o fenômeno aconteceu no local onde hoje fica o norte do Iraque, que na época era a cidade de Assur e cobriu uma insurreição. Por conta disso é de se acreditar que as pessoas acreditavam que os dois fenômenos tinham alguma relação.

4 – Crucificação de Jesus Cristo (29 ou 33 d.C)

A crucificação já é um evento bastante famoso entre os cristãos. Mas além desse fato, no mesmo dia, de acordo com os evangelhos cristãos, o céu ficou escuro por horas. O que dá a entender que aconteceu um eclipse. Sabendo disso, historiadores tentaram datar a morte de Jesus Cristo. Segundo alguns, ela aconteceu em 29 d.C. quando houve um eclipse total de dois minutos. Já outros dizem que foi em 33 d.C. quando o evento durou quatro minutos.

5 – Nascimento de Maomé (569 d.C)

No caso de Maomé, o Alcorão diz que antes do nascimento do profeta aconteceu um eclipse. Com isso, os historiadores relacionaram isso com o fenômeno que aconteceu em 569 d.C. que durou três minutos e 17 segundos.

Além desse eclipse no nascimento de Maomé, quando seu filho Ibrahim morreu, o sol também desapareceu do céu durante um minuto e 40 segundos. Segundo os textos islâmicos, os muçulmanos acreditavam que isso teria sido proclamado por Maomé e não como uma consequência da vida ou morte de uma pessoa.

6 – Eclipse do rei Henrique I (1133)

 

Em 1133, depois que o rei Henrique I, da Inglaterra, morreu, aconteceu um eclipse solar. A escuridão no céu aconteceu durante quatro minutos e 38 segundos. Depois da morte do rei, existiu uma luta pelo trono que acabou afundando o reino em uma guerra civil.

7 – Eclipse de Einstein (1919)

Nesse ano, o fenômeno durou impressionantes seis minutos e 51 segundos, o que para os físicos foi um grande marco na ciência. Nesse tempo, eles conseguiram medir a curvatura das estrelas à medida que elas passavam perto do sol. Esse dados acabaram confirmando a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. De acordo com ela, a gravidade é uma curvatura do espaço-tempo.

8 – Eclipse solar parcial no Brasil (1980)

Mesmo que o fenômeno tenha sido parcial no nosso país, na época, as pessoas do Mato Grosso do Sul e do norte do Paraná conseguiram ver melhor o eclipse. Nele, o sol formou um anel ao redor da lua.

9 – Eclipse total no Brasil (1991)

Nesse dia, às 17h35 o sol ainda estava bastante coberto pela lua e o fenômeno já estava acontecendo por quase 40 minutos. E por conta do movimento do sol e da mudança da sombra da lua sobre a superfície da Terra, os brasileiros de diferentes lugares acompanharam o eclipse em diferentes horários.

10 – Grande Eclipse Solar Total Americano (2017)

O “total” foi adicionado ao nome justamente por ele ter sido visível em toda América do Norte e nos oceanos Atlântico e Pacífico Norte. Nesse fenômeno, os 110 quilômetros de diâmetro da lua ficaram em frente ao sol e impressionaram todos os norte-americanos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: