UFRRJ: Aprovada a minuta do Programa Institucional de Formação de Professores para a Educação Básica
25 de junho de 2019

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com a Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), aprovou a minuta referente à deliberação do Programa Institucional de Formação de Professores para a Educação Básica, no dia 6 de junho, no Instituto Multidisciplinar (IM). Esta deliberação visa atender a Resolução 02/2015 do Conselho Nacional de Educação. A minuta segue para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Em 2015, novas diretrizes curriculares nacionais de formação de professores foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Desde então, a CPFP vem debatendo a atualização da nossa política institucional, de forma a realizar as adequações a essa nova diretriz curricular nacional.

O presidente da CPFP, professor de Matemática Douglas Monsôres, destacou que os trabalhos são fruto de discussões que vêm sendo feitas desde gestões passadas da Prograd. “Os trabalhos da comissão sobre esse tema começaram na gestão da professora Lígia Machado (2013-2017) na Prograd e com a professora Maria Veronica Moura, que era presidente da CPFP na época, sendo concluídos na gestão atual da Prograd/CPFP. Discussões curriculares sempre são complexas ainda mais quando envolvem vários cursos simultaneamente”, destacou.

Sobre a CPFP

A Comissão é formada pelas Coordenações dos Cursos de Licenciaturas, membros do Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (IE), Departamento de Educação do Campo (IE) Departamento de Educação e Sociedade (IM). Assim como coordenadores de projetos de formação de professores como o Pibid e a Residência Pedagógica.

Desde 2008, a Rural possui uma política institucional de formação de professores da Educação Básica. Isto propicia a todas as licenciaturas da Rural terem um eixo comum de formação, garantindo assim a todas elas uma consonância com as diretrizes curriculares nacionais. “A Rural foi uma das primeiras universidades brasileiras a adotarem uma tal política de formação de professores, fato que foi seguido depois por várias instituições de ensino superior. A reunião deu continuidade às discussões sobre a atualização dessa política”, concluiu, o presidente da CPFP.

Texto: Cleiton Bezerra / Foto: CPFP Divulgação

Texto: Cleiton Bezerra / Foto: CPFP Divulgação. Fonte: UFRRJ