Moradores dizem que obra da Cedae causou alagamentos em Nova Iguaçu; companhia nega
16 de fevereiro de 2024

Bairros da cidade da Baixada Fluminense, foram invadidos por lama e barro nesta quinta-feira (15). A obra que vem causando prejuízos é na encosta da Serra do Marapicu. A enchente desta quinta foi consequência de um rompimento.

Moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estão revoltados com uma obra da Cedae na encosta da Serra do Marapicu. Nesta quinta-feira (15), vários bairros do município sofreram com enchentes e, segundo moradores, o motivo foi um vazamento nessa obra.

Um dos bairros mais afetados foi o Jardim Paraíso, onde as ruas foram tomadas por lama e barro. Em um vídeo feito no conjunto Grão Pará é possível ver os estragos causados pela enchente na região. Outra filmagem captou a água jorrando em um rompimento.

“Não tem como a chuva ta jogando pra cima não, estourou algum cano lá”, disse um morador, apontando problemas nas obras da Cedae.

A obra que supostamente vem dando problema é para a construção de um reservatório adutor, na encosta da Serra do Marapicu. A intervenção começou em fevereiro de 2023 e deve terminar no meio do ano que vem.

“Já é a quarta vez que é alagada. Já pedi pra Cedae para não trazer lama, e sim água. Toda vez que chove eu preciso ficar aqui para conter, sacos de areia, para não entrar na minha casa. Tô há 3 horas debaixo de chuva”, reclamou um morador.

“Toda lama vem da obra. Sempre choveu, janeiro e fevereiro. Eles tiraram a vegetação, tá tudo careca e tá descendo água com pressão e lama”, afirmou.

Moradores dizem que obra da Cedae causou alagamentos em Nova Iguaçu — Foto: Reprodução TV Globo

Moradores dizem que obra da Cedae causou alagamentos em Nova Iguaçu — Foto: Reprodução TV Globo

Cedae culpa a chuva

Segundo a Cedae, desde o início da tarde, por conta das chuvas, a falta de energia elétrica interrompeu a operação da Estação de Tratamento de Água Japeri. A operação das represas Mantiqueira, Rio D’ouro, São Pedro, Tinguá e Xerém, que compõem o Sistema Acari, também está paralisada.

De acordo com a Cedae, essa é uma medida emergencial para controlar a qualidade da água captada.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu informou que registrou sete ocorrências provocadas pelas fortes chuvas na cidade e que, até o momento, não há desalojados ou feridos.

Moradores apontam rompimento que teria causado enchente — Foto: Reprodução TV Globo

Moradores apontam rompimento que teria causado enchente — Foto: Reprodução TV Globo

A Cedae informou também que uma equipe técnica esteve no local nesta quinta e verificou que não se trata de vazamento. Segundo eles, a água que escorre pela encosta é decorrente da chuva e que se acumula nas ruas por conta da drenagem insuficiente do bairro.

 

A Cedae alegou também que a imagem na encosta que parece um vazamento é uma tubulação provisória que desvia a água da chuva do acesso às obras do Reservatório Novo Marapicu e que a tubulação definitiva vai ser instalada durante a obra.

A empresa informou que mesmo não sendo responsabilidade da Cedae, a companhia tem feito a constante limpeza das tubulações de águas pluviais em razão da obra do reservatório.

Fonte: G1

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: