Ocorrência foi registrada na madrugada desta terça-feira (8) e deixou também mais de 15 feridos
Um grave acidente (sinistro) na MG-223, em Araguari, no Triângulo Mineiro, na madrugada desta terça-feira (8), envolvendo um ônibus da Real Expresso, do Grupo Guanabara, deixou ao menos dez pessoas mortas, entre elas, três crianças, e 16 feridos. A empresa já está informando 11 vítimas fatais.
O Estradas apurou preliminarmente que o coletivo transportava 53 pessoas. A reportagem tentou contato com a Polícia Militar de Minas Gerais para obter mais detalhes da ocorrência, mas, como sempre, não obteve sucesso, uma vez que a Corporação não colabora com o trabalho da imprensa.
Diante disso, o Estradas teve contato com a Real Expresso. Segundo informações da empresa, o coletivo saiu de Anápolis(GO), fez uma parada em Goiânia, depois Caldas Novas e depois seguiu para Araguari(MG), com final da viagem previsto para São Paulo. Há indícios de que o motorista pode ter cochilado ao volante.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o sinistro ocorreu por volta de 3h45, próximo ao “Trevo do Queixinho”. Entre as vítimas fatais, dois adultos e duas crianças. A identificação não foi revelada. Até o momento, cinco feridos foram levados para o HC da UFU, 11 para a UPA Araguari (MG). Vários passageiros foram projetados para fora do veículo, o que indica que não faziam uso do cinto de segurança.
Equipe de Araguari (MG), Tupaciguara (MG) e Uberlândia (MG) prestaram atendimento à ocorrência.
Segundo informação inicial do Corpo de Bombeiros de Araguari, o motorista teria perdido o controle do veículo no trevo, e o veículo capotou e permaneceu tombado.
Real Expresso emite nota oficial
O Estradas manteve contato com a Real Expresso para saber mais detalhes da ocorrência. Por meio de sua assessoria de imprensa, o portal recebeu a seguinte nota oficial:
“Nota Oficial – Real Expresso
A Real Expresso lamenta profundamente o ocorrido às 3h24 da madrugada de hoje, envolvendo um de seus veículos na MG223 proximo a Araguari. O ônibus, que havia saído de Anápolis (GO) às 20h30 de ontem com destino a São Paulo, transportava 53 passageiros.
Desde a ocorrência, nossas equipes foram mobilizadas imediatamente, incluindo profissionais especializados, para prestar apoio no local e junto a familiares. Até o momento foram confirmadas 11 vítimas fatais.16 feridos foram levados para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e para a UPA de Araguari e estão recebendo os devidos cuidados. Os demais foram liberados e seguiram viagem.
A Real Expresso informa que está colaborando intensamente para a elucidação das causas do acidente, e esclarece que o veículo estava devidamente revisado conforme um plano de manutenção corretiva e também preventiva realizado na empresa. Cabe esclarecer ainda que a empresa não trabalha com duplas de motoristas e sim com trocas ao longo dos percursos exatamenre para garantir que todos trabalhem devidamente descansados. O motorista havia subido no ônibus vindo de casa e descansado. É importante ressaltar que a empresa também possui todo um trabalho de treinamento para condutores inclusive é uma das pioneiras do trabalho de medicina e higiene do sono possuindo salas de ativação e todo um tratamento especial aos condutores para garantir uma qualidade de condução atenta e segura.
Para familiares e pessoas que buscam mais informações sobre os passageiros, disponibilizamos nosso canal de atendimento 24 horas através do telefone 0800 728 1992, que está à disposição para fornecer todo o suporte necessário.”
Nota oficial da Prefeitura de Araguari (MG)
“A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acompanha as consequências do grave acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (8), por volta das 3h40, na MG-223, entre Araguari e Tupaciguara, envolvendo um ônibus com cerca de 50 passageiros. Até o momento, há registro de quatro mortes e ao menos 18 feridos.
As vítimas estão sendo encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguari, que se encontra em estado de superlotação. Diante disso, a Prefeitura solicita à população que não se desloque à UPA, salvo em casos de urgência e emergência, e que aguarde a abertura da unidade de saúde mais próxima, a fim de garantir atendimento adequado aos feridos no acidente.
A Prefeitura de Araguari está acompanhando e dando total apoio possível, utilizando todos os meios necessários para auxiliar os hospitais de nossa rede no atendimento às vítimas.
Manifestamos profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas fatais deste trágico episódio.
Araguari, 8 de abril de 2025.”
Viagem estava autorizada
A reportagem do Estradas também manteve contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para saber se a viagem estava autorizada.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Agência enviou a seguinte resposta:
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta profundamente o acidente envolvendo um ônibus interestadual na MG-223, em Araguari (MG), nesta terça-feira (8/4), e expressa solidariedade aos familiares das vítimas.
A ANTT confirma que o veículo envolvido fazia o trajeto Anápolis(GO)/São Paulo(SP) e estava com a documentação e os cadastros regulares para o transporte interestadual de passageiros. O ônibus possuía Seguro de Responsabilidade Civil e Certificado de Segurança Veicular válidos, além de cronotacógrafo devidamente aferido e habilitado, em conformidade com a legislação vigente.
A Agência, em conjunto com outros órgãos, está acompanhando a situação. A ANTT instaurou processo administrativo para monitorar o caso e fornecerá todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.“
Matéria atualizada às 11H30 com as posições da ANTT e da Real Expresso
Fonte: Estradas
Deixe a sua opinião sobre o post