Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a ocupação das UTIs do estado está em 89,8%

Com o Rio em um de seus momentos mais graves da pandemia, a fila de espera por leito de UTI para tratamento da Covid-19 segue em alta e bateu recorde pelo quinto dia seguido no estado do Rio de Janeiro, com 678 pacientes aguardando por uma vaga neste sábado (27/03).

Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a ocupação das UTIs do estado está em 89,8%. Já quanto às enfermarias, a taxa de ocupação é de 78,2%. São 255 pessoas aguardando por um leito de enfermaria. Ao todo, são 933 pessoas esperando por um leito.

Atualmente, 13 municípios do estado estão com a lotação de 100% nos leitos de UTIs e 23 estão com taxa de ocupação acima dos 90%. Na capital, são 164 pessoas aguardando por vagas para internação, com ocupação de 91% dos leitos disponíveis.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que uma ação conjunta com o Ministério da Saúde possibilitará a abertura de 557 leitos, sendo 324 de UTI, até a próxima semana.

Até a próxima quarta-feira, serão inseridos na Central de Regulação Estadual (CER) mais 104 leitos de UTI e 56 de enfermaria. São leitos privados contratados por meio de chamamento público. Até o dia 2 de abril, outros 27 leitos de UTI da rede estadual serão inseridos na CER. No total, entre esta semana e a próxima, a ampliação chegará a 366 leitos.

Fonte: Diário do Rio