Operação do IPEM no aeroporto Tom Jobim autua concessionária RIOGaleão por desregulagem em 16 balanças de companhias aéreas

 Além das balanças, os agentes também fiscalizaram taxímetros e lojas de brinquedos

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realizou nesta sexta-feira (20), em conjunto com o PROCON, uma operação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, para checar a regulagem das balanças de companhias aéreas e verificar se os taxímetros instalados nos veículos utilizados para o transporte de passageiros estão em situação regular. Lojas de brinquedos também foram fiscalizadas para saber se as mercadorias vendidas estavam com as devidas certificações.

Na operação, foram encontradas 16 balanças com alteração, algumas com mais de 1kg acima da pesagem correta nos guichês das companhias aéreas. Os agentes do IPEM e do PROCON paralisaram as operações das balanças e a concessionária RIOGaleão, responsável por fornecê-las às companhias, foi autuada. Já durante a fiscalização nos táxis, foram encontrados seis com lacres rompidos e um com taxímetro adulterado. O condutor deste último veículo foi encaminhado à delegacia.  Brinquedos sem o selo do INMETRO e produtos têxteis também foram recolhidos nas lojas fiscalizadas.

O presidente do IPEM, Alexandre Valle, destaca a importância da operação. De acordo com ele, as irregularidades nas balanças trazem prejuízo para o bolso do consumidor. “Os passageiros pagam caro quando viajam com excesso de bagagem, e quando isso acontece equivocadamente, é pior ainda. Oferecer um serviço de qualidade e sem nenhum prejuízo aos passageiros é dever da concessionária que administra o aeroporto. Seguiremos firmes e atuantes para que operações como esta sejam rotina nos aeroportos e demais locais”, destacou Alexandre Valle.

OUVIDORIA

Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-RJ pelo números: Capital e região metropolitana:  3979-8993, Demais regiões: 0800 282 3040, de segunda a sexta de 10h às 17h, ou através do site do Ipem-RJ: http://www.ipem.rj.gov.br, no link “Ouvidoria”/email: [email protected]. O atendimento presencial é na rua Padre Manuel da Nóbrega, 539, em Piedade.

 Assessoria de Comunicação SECTI

Faça o seu comentário