Neste último final de semana, entre os dias 11 e 14 de janeiro o Seropédica online foi visitar a Cidade de Itatiaia Vila de Penedo, região serrana a uma distância de 120 km do centro de nosso município.

A região serrana privilegiada, o clima ameno, a generosa fauna e flora, e as várias belezas naturais ao seu redor, fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento da região. Um destino que tem atrativos para agradar a todos, casais, solteiros, famílias e até os mais aventureiros.

O Distrito de Itatiaia, Vila de Penedo está situada aos pés da Serra da Mantiqueira, entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O acesso a Penedo se faz pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Na altura de Resende, você deve pegar a saída 311 sentido Penedo e Visconde de Mauá. Depois apenas alguns quilômetros te separam do portal de entrada do vilarejo, basta seguir as placas.

A região de Penedo conta com uma ótima infraestrutura de pousadas. Pelo site Trivago do Booking é possível encontrar muitas outras opções de hospedagem em Penedo, e a maioria com desconto. Mas é preciso ter cuidado ao escolher a pousada. Nossa primeira experiência em Penedo não foi muito agradável. Nós ficamos no Pousada Penedo House, e apesar da boa localização e da estrutura com piscina, sauna e sala de jogos, a pousada só abria a sauna de 17 as 19 horas, não cumprindo o que oferecia. 

O que não falta em Penedo é opção de restaurantes, prepare-se para ganhar uns quilinhos extras. É uma variedade incrível de gostosuras. A cultura e tradição finlandesa se aliou a grande produção de trutas da região, proporcionando uma riqueza gastronômica única.

Penedo tem várias nascentes com cachoeiras de agua cristalina, com passeios de Quadriciclos, Jeep ou Trenzinhos. Um dos pontos turísticos de Gastronomia tem a Choperia e Restaurante Alemão Casa do Fritz, a Fábrica de Chocolate e a Casa do Papai Noel, vale a pena conhecer.