Comitê Guandu-RJ participará do VII ECOB em Teresópolis/RJ

12 membros do Comitê Guandu-RJ estarão presentes no VII ECOB, Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. O evento vai acontecer de 10 a 12 de junho, no auditório da Universidade Estácio de Sá em Teresópolis/RJ. O ECOB reúne representantes de nove comitês de bacias, que abrangem os 92 municípios fluminenses, que neste ano vão debater o tema “Rios Fluminenses: O que temos e o que queremos”.

A programação inclui mesas de debates, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras e visitas técnicas. Este ano, os comitês tratarão sobre o enquadramento dos corpos de água em classes, uma meta de gestão que visa assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas e diminuir os custos de combate à poluição. O Comitê Guandu-RJ será um case do evento já que é o único no estado do Rio de Janeiro a ter trechos de corpos d’água enquadrados. O Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê prevê que até 2042, 118 trechos sejam enquadrados.

Cerca de 350 pessoas se inscreveram para o VII ECOB, onde vão participar de palestras e de visitas técnicas a áreas ambientais e a empresas de Teresópolis que investem em medidas sustentáveis, como o consumo responsável, o tratamento e a reutilização da água e o consumo consciente de energia. Ao final do evento, o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias, responsável pelo ECOB, irá realizar uma assembleia, quando será construída a ‘Carta de Teresópolis’, com os encaminhamentos e reivindicações do encontro.

Faça o seu comentário