O Estradas apurou que o veículo Scania, placa JVL-0357, de Ananindeua (PA), ano 2008, estava sendo rifado no ano passado; ônibus tem multa por excesso de velocidade; reportagem tentou contato com o proprietário, mas sem sucesso

Um grave acidente no Km 668+700 da BR-376, em Gauratuba (PR), com um ônibus da TC Turismo tombou além do acostamento, por volta de 8h30 desta segunda-feira (25), matando ao menos 21 pessoas e ferindo mais 33, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Segundo apurou o Estradas, o veículo modelo Scania, ano 2008, placa JVL-0357, de Ananindeua (PA), está registrado em nome da TC Pires da Cruz ME, e conta com o cronotacógrafo em dia. A reportagem apurou também que há uma multa por excesso de velocidade.

A ANTT foi procurada pela reportagem para esclarecer se a empresa e o ônibus estão regularizadas junto à Agência. Eis a resposta:

“A ANTT informa que o veículo de placa JVL-0357 esta cadastrado na frota da empresa Girassol Turismo que se encontra devidamente habilitada junto a ANTT para prestar serviço de transporte rodoviário interestadual de passageiros, sob a modalidade de fretamento e possui autorização para a realização desta viagem.”

Ainda de acordo com a ANTT, a empresa está cadastrada desde 19/12/2019
e o veículo foi cadastrado em 07/12/2020.

Diante da resposta da Agência, o Estradas ligou para a empresa Girassol Turismo, bem como enviou e-mail para esclarecimentos, mas obteve resposta até a atulização desta matéria, às 14h30.

Rifa

Estradas descobriu uma publicação na página do facebook da TC Turismo, em julho de 2020, que mostra um vídeo do veículo Scania, prefixo 1500, que tombou e matou 21 pessoas, onde ele está sendo rifado, com sorteio pela Loteria Federal na data de 5 de setembro de 2020.

Diante disso, a reportagem ligou para o número indicado na publicação para saber se o ônibus foi mesmo rifado ou se ainda pertence à TC Tureimos. obter mais detalhes do sorteio e não teve sucesso.

Segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que foi acionado para o atendimento, a ocorrência foi próximo à Curva da Santa, no Litoral do Paraná.

SOCORRO: Diversos recursos foram acionados ao local da tragédia para o atendimento às vítimas, entre eles, os Bombeiros, ambulâncias da concessionária Litoral Sule do SAMU, além de viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foto: BPMOA

Ainda segundo os policiais, até o momento, 21 pessoas morreram, sete estão em estado grave, quatro em estado moderado e 19 em estado leve. Os feridos estão sendo levados para hospitais em Curitiba e Joinville (SC), com apoio das aeronaves do BPMOA.

Conforme informações dos Bombeiros, o ônibus, modelo Double Deck, com três eixos, perdeu o controle na curva, saiu da pista e tombou no acostamento, em desnível. O veículo transportava 57 passageiros, além de dois motoristas. O Estradas está apurando mais detalhes.

Fonte: Estradas