Faltam 2 semanas para o Dia Mundial da Limpeza.

Para facilitar as inscrições e consegui uma maior divulgação da nossa gincana da limpeza, ampliaremos as inscrições até o próximo domingo 15 de setembro, pelo email gcflonamarioxavier@gmail.com
E teremos dois dias de inscrições presenciais no Bandex da Rural nesta quarta e quinta-feira (dias 11 e 12/09) das 11 as 13 h de forma presencial.

Para concorrer a uma viagem ao Parque Nacional das Serra dos Orgãos é fácil, é só montar um grupo de até 15 pessoas, lembrando que menores de 12 anos terão que ter um responsável no grupo, e menores de 18 anos terão que trazer uma autorização assinada pelos responsáveis, a qual será dada no dia da reunião pré evento 16/09.

Mas caso vc queira fazer sua parte e ajudar na limpeza da cidade no dia 21/09 sem montar grupo, pode ajudar a limpar a sua rua de forma individual ou com a sua família e vizinhos.

Estaremos recebendo lixo eletrônico no centro do km 49 com o descarte solidário no dia 21/09 também, das 9 as 15 h .

Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe da guarda compartilhada.

Venha fazer parte dessa ação!!!!!!

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

 EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº1 /2019 – PROEXT/ UFRRJ (RETIFICADO)

 Edital para Inscrição de equipes voluntárias para o dia Mundial da Limpeza

 A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROEXT/Projeto Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier) e Prefeitura Municipal de Seropédica (Secretaria de Ambiente e Agronegócios) lançam o edital nº1/2019 para a chamada pública de inscrições de grupos de até 15 pessoas para participarem da maior ação ambiental de limpeza de cidades do mundo “Dia Mundial da Limpeza”.

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo.  A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia, em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Essa ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!” www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

No Brasil, o movimento Let’s do It!  começou em 2011, através do Instituto Limpa Brasil Let’s do It!  www.limpabrasil.org, e em 2018 todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza – www.worldclenupday.org. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza www.diamundialdalimpeza.com.br conta com a mobilização nacional por meio do Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e da Teoria Verde www.teoriaverde.com.br.

Considerada a maior ação cívica da história, o World Cleanup Day uniu, em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro).  No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, e mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. Em 2019, a edição será realizada no dia 21 de setembro, e em Seropédica-RJ ocorrerá no centro do km 49, com início às 8 h da manhã. SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!

 Ainda juntamente com o dia mundial da limpeza faremos no dia 21/09 o Dia do Descarte Solidário de Eletrônicos (das 9 às 15 h) em parceria com o Rotary volta redonda e a Colosus (Colosus – Coordenação de Logística Sustentável/UFRRJ) e teremos uma tenda para descarte no centro do KM 49, e todo material arrecadado será vendido é doado para a Cooperativa de Catadores de Lixo de Seropédica – Cootraser.

Visando a logística e adequação da ação para o município de Seropédica, serão dadas, a seguir, as diretrizes e normas para as inscrições e participação do DIA MUNDIAL DA LIMPEZA.

1.   DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

  • Deverão ser feitas pelo líder do grupo de 12 de agosto a 15 de setembro de 2019, devendo ser enviado para o e-mail gcflonamarioxavier@gmail.com o nome dos membros da equipe, acrescentado CPF, RG, telefone e e-mail de cada um dos participantes da ação. Cada grupo deverá definir um nome simbólico com temática ambiental para o grupo (exemplo: Equipe Lobo Guará, Equipe Aquífero Guarani, etc.) e poderá ter até 15 participantes inscritos (máximo 15 pessoas). (RETIFICADO)
  • Terá dois dias de inscrição presenciais com a equipe do Guarda Compartilha Flona Mário Xavier no Bandex da Rural (restaurante universitário), nos dias 11 e 12 de setembro das 11 às 13 h, podendo ser inscrito a equipe participante presencialmente (RETIFICADO).
  • Os participantes menores de 12 anos deverão ter um responsável junto ao grupo, sendo necessários aos menores de 18 anos trazerem um termo de responsabilidade assinado pelos pais para participarem da ação (será repassado pela equipe organizadora na reunião pré-ação do dia mundial da limpeza).
  • Serão cadastrados na ação os 20 primeiros grupos a se inscreverem.

2.   DA INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA 

  • Deverão participar no mínimo 1 integrante da equipe 50%da equipe da na REUNIÃO PRÉ DIA MUNDIAL DA LIMPEZA, no dia 16 de setembro as 18:00 horas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no SALÃO AZUL. A reunião pré-ação será divulgada nas páginas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal de Seropédica, e o líder de cada grupo será avisado sobre o horário e o local de realização da mesma por meio do e-mail informado na inscrição. Vale salientar que a participação dos integrantes da equipe nesta reunião é imprescindível para o bom desempenho da equipe durante a ação do dia 21 de setembro, sendo indicado a presença de 50% da equipe, neste dia serão sorteadas as ruas principais para atuação de cada equipe. (RETIFICADO)
  • Os sacos de lixo para a coleta do material pelas ruas serão distribuídos pela equipe organizadora. (RETIFICADO)
  • No dia da ação (21/09) toda a equipe deverá estar na praça do KM 49 às 8 h da manhã, para abertura do evento.
  • Após a pesagem do lixo pela organização, cada grupo quantificará o material recolhido conforme a ficha sugerida pelo Instituto Limpa Brasil, sendo os dados repassados para quantificação a nível nacional (ficha em anexo).
  • A data da visita ao PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃO (PARNASO) – TERESÓPOLIS SERÁ NO DIA 05 DE OUTUBRO PARA A EQUIPE GANHADORA (1º LUGAR), COM SAÍDA AS 8 H E RETORNO AS 18 H) será definida. (RETIFICADO)
  • Cronograma Dia Mundial da Limpeza:
ETAPAS DATA HORÁRIO
Período de Inscrições (retificado) 12/08/19 a 15/09/19 12/09/19 00:00 a 00:00
Reunião Pré-Evento (Salão Azul – P1- UFRRJ) (retificado) 16/09/19 18:00 h
Abertura do dia Mundial da Limpeza 21/09/2019 8:00
Início da Coleta 21/09/2019 8:30
Termino da Coleta 21/09/2019 10:30 h
Início da pesagem 21/09/2019 10:45 h
Encerramento da ação 21/09/2019 12:00 h
Descarte Solidário de Eletrônicos (novo) 21/09/2019 09:00 às 15 h
Visitação ao Parnaso (retificado) 05/10/2019 8:00 às 17 h

 

3.   DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

·             O critério de avaliação do lixo coletado será o peso/kg, o qual será pesado no dia da ação ambiental. Os resultados do peso final das equipes serão planilhados, e a equipe que conseguir maior peso de lixo coletado será a premiada. Em caso de empate do primeiro lugar, a equipe fará o desempate em outro momento na Flona Mário Xávier, sendo acordado com as duas equipes finalistas o melhor dia.
 O tempo de coleta do lixo para cada equipe será de 2 horas. A equipe que chegar após as 10:30 h será desclassificada.
 Está expressamente proibida a passagem das equipes pela pista (BR 465), devendo fazer a passagem pelas passarelas no km 49 ou faixa de pedreste. O não cumprimento levará a desclassificação.

 

4.   DOS RESULTADOS

O objetivo desta ação é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado, em que o poder público e sociedade precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações. Todo o lixo coletado nessa ação será doado para uma cooperativa de lixo para reciclagem – COOTRASER, e o que não for reciclável será levado ao aterro sanitário ou para o ponto de coleta adequado. 

5.   DA PREMIAÇÃO

A fim de incentivar os moradores de Seropédica a participarem desta ação, o grupo que trouxer maior quantidade de lixo (em peso, kg), ganhará uma viagem de um dia para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos – sede Teresópolis, com data a definir, dando a oportunidade dos participantes conhecerem uma unidade de conservação de grande importância ambiental, como gratificação pelo desempenho durante a ação. 

O PRÊMIO CONSISTE NO TRANSPORTE PARA O PARNASO E ENTRADA GRATUITA NO PARQUE.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais. Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasil. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.                   O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

O PARNASO Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local). (Fonte: http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/).

6.   DOS REQUISITOS E OBRIGAÇÕES

As orientações a seguir foram repassadas pelo Instituto Limpa Brasil:

•       Coletar resíduos recicláveis/sólidos;

•       Fiquem sempre atentos ao atravessar as ruas e JAMAIS se afastem do seu GRUPO!

•       Formem trios para percorrer o trajeto (ajuda na segurança), uma pessoa segura o saco e as outras duas coletam;

•       Uma luva é suficiente. Coloque-a na mão que usará para fazer a coleta (importante praticarmos o consumo consciente e evitar o desperdiço);

•       Procure usar roupas leves e confortáveis e, de preferência, tênis;

•       Lembre-se ainda do filtro solar!;

•       Escolha uma ou duas pessoas do grupo para ficarem responsável por fotos e vídeos (evitando assim o uso do celular por várias pessoas).

•       Ao final, compartilhem as fotos e vídeos com os demais, e claro, CONOSCO! (POSTE SUAS Fotos e vídeos e marque: Instagram: @LimpaBrasil @TeoriaVerdeOficial @Worldcleanupday_2019.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

  • Não serão aceitas inscrições fora do prazo
  • Casos não previstos neste edital serão avaliados pela
  • Ao se inscrever neste edital, o candidato declara que atende e aceita as normas deste edital e legislação.
  • As dúvidas sobre a ação e edital podem ser tiradas pelo email gcflonamarioxavier@gmail.com
  • Contato Liderança Local: Profª Dra. Karine Bueno Vargas (Coordenadora do Projeto de Extensão “Guarda Compartilhada Flona Mário Xávier” – Departamento de Geografia – UFRRJ) – Email: gcflonamarioxavier@gmail.com
  • Contato dos responsáveis pela Mobilização Nacional: Edilainne Muniz: Coordenadora do Instituto Limpa Brasil Let´s doit e Líder de time do Dia Mundial da Limpeza Rua Eça de Queiroz, 446 – Conj 11, São Paulo/SP, CEP 04011-032 – Telefones (11)4105-2960 e (11) 98588-1866; Jean Peliciari: Diretor Teoria Verde e Coordenador da Secretaria Executiva Dia Mundial da LimpezaRua D, Bairro Concadouro, Edifício Global, sala 601, CEP 78830-000, Telefone: (65) 99910-5369 ; Let’s Do It Foundation – Telliskivi 60a, Tallinn, Harju county, 10412, República da Estônia – letsdoitworld.org

Seropédica, 01 de agosto de 2019.

Roberto Carlos Costa Lelis (Pró-reitor de Extensão)

 

Faça o seu comentário