A Colégio Estadual Barão de Tefé, realizou nesta segunda-feira (9), o Projeto “Não te Julgo, Te Ajudo” em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização a prevenção do suicídio, que visa alertar a população a respeito desta realidade.

O evento foi coordenado pelas Professoras, Debora Sousa da Silva, e Alessandra Guedes que disseram: “Aproveitando o Mês de Prevenção ao Suicídio, estamos realizando um bate-papo com os alunos da escola, esclarecendo sobre como prevenir e ajudar seus coleguinhas que passam por momento de depressão”.

“Os alunos desde o inicio do mês de agosto estavam fazendo trabalhos sobre o tema, com desenhos, cartazes, pesquisas. Neste período foi realizado levantamento de dúvidas, e questionamentos que esses alunos tinham para ser abordado hoje (9) com a Psicóloga Marcia Moraes”.

A Psicóloga Clínica, Marcia Moraes, explanou em sua Palestra que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, é da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. O comportamento de autolesão ou mesmo a tentativa de tirar a própria vida demonstra falta de perspectivas para lidar com uma situação de sofrimento.

“O comportamento autodestrutivo, por definição, ele é uma resposta quando a pessoa não tem uma estratégia melhor. Não é da nossa natureza ter um comportamento autodestrutivo. Ele vai aparecer como uma lacuna, quando está existindo sofrimento e a pessoa não sabe lidar com aquele sofrimento. Ele vai aparecer como forma de alívio, mas um alívio com consequência”. Explicou Marcia Moraes.

Logo após os alunos realizaram uma Peça Teatral, levando este tema de forma diferente chamando atenção de todos sobre esta situação tão importante e muito séria, que tem acontecido cada vez mais com os jovens.

A Diretora Marcia de Paiva disse: “Foi uma palestra esclarecedora e diferenciada, pois geralmente as pessoas falam muito superficialmente sobre o tema e aqui quebramos tabus. Foi uma verdadeira lição de vida para todos. Os alunos tiraram dúvidas e tornaram-se disseminadores do projeto de valorização da vida. A nossa escola ficou engrandecida em realizar uma atividade assim”, afirmou.

Após foi realizado a entrega de prêmios para os alunos que participaram do Concurso de Desenho.

3° lugar – Luiza Gabrielle Nascimento

2°lugar – Larissa do Amaral

1° lugar – Lucas Callegário

Dando continuando ao “Setembro Amarelo”, os alunos na parte da tarde foram para a rua, e se dirigiram para o CIEP Brizolão 156 Dr. Albert Sabin, onde fizeram entrega de flores e panfletagem com cartões confeccionados por eles com frases motivacionais.

O suicídio é um problema sério de saúde pública no mundo inteiro e que merece a devida atenção de todos

 

 

Faça o seu comentário