As inscrições para participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020 foram abertas na quarta-feira (30). A programação do evento traz diversas atividades, oferecidas apenas por meios online, além de materiais informativos sobre projetos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) a serem divulgados nos sites e redes sociais.

Entre as atividades assíncronas (publicadas ou gravadas), haverá uma série de vídeos no YouTube mostrando  laboratórios e outros espaços da Rural, como o Jardim Botânico e o Museu de Zoologia; apresentação de cursos de graduação oferecidos pela UFRRJ; mostra de projetos realizados por alunos e professores, como o “70 Rural”, responsável por produzir e distribuir álcool 70 para municípios da Baixada Fluminense durante a pandemia, e muitas outras ações.

Entre as atividades síncronas (ao vivo) serão oferecidas mesas redondas, palestras, oficinas, minicursos e mostras científicas, artísticas e culturais com vários temas e áreas de conhecimento. A abertura do evento será realizada em 17 de outubro, às 15h, com a palestra “Próximos passos na exploração de Marte”, proferida pelo pesquisador brasileiro Ivair Gontijo, físico e projetista da Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana.

Os organizadores alertam que para efetuar as inscrições é recomendável verificar os horários nas planilhas publicadas no site do evento, uma vez que a comissão organizadora está realizando ajustes nas propostas na plataforma, que pode estar mostrando várias opções de horário para um único evento, no entanto apenas um é válido: o que está na planilha.

Exceto para cards e vídeos de divulgação, todas as atividades oferecem certificados aos ouvintes. A programação e as inscrições para a participação no evento podem ser feitas pelo site: http://snct.im.ufrrj.br

(Com informações da UFRRJ)