As inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, estão abertas até o dia 13 de maio de 2018.

Este curso é destinado a formar professoras e professores para atuarem em escolas do campo, ou seja, aquelas localizadas em assentamentos da reforma agrária, em áreas de produção agrícola familiar, em comunidades rurais quilombolas, caiçaras e também nas escolas que ficam nas proximidades destas áreas e atendam estas populações.

São muitos os desafios para que as escolas atendam as especificidades das população do campo, de forma a se adequar as suas condições de vida e trabalho. Um destes desafios é a formação de docentes oriundos do campo que possam vir a trabalhar nas escolas instaladas em suas comunidades e territórios ou nas suas proximidades.

O curso tem duração de quatro anos e formará docentes habilitados a lecionar no segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio na grande área das “Ciências Sociais e Humanidades”, com ênfase na Sociologia e na História.

Além das disciplinas voltadas para a formação de professor de Sociologia e História, o Curso conta com uma área de conhecimento em “Agroecologia e Segurança Alimentar”, composta por disciplinas e laboratórios voltados para a articulação entre temáticas sobre agroecossistemas e sistemas agroflorestais, tangenciando as questões ambientais e as de soberania alimentar, numa perspectiva critica da produção convencional de alimentos, apontando para a constituição de uma sociedade autossustentável de relações humanas e com a natureza. 

Para propiciar o acesso ao ensino superior de sujeitos que historicamente foram excluídos de uma educação básica de qualidade no campo, a forma de ingresso para a Licenciatura em Educação do Campo não se dá pelo ENEM e sim a partir de um “Processo Seletivo Especial”, que envolve conhecimentos gerais do Ensino Médio, uma redação e um Memorial.
Neste memorial, os candidatos farão uma breve descrição de sua história de vida, apontando sua experiência de Inserção no mundo rural.

EDITAL; https://servicos.ufrrj.br/con…/editais/edital_lec_2018_2.pdf

CRONOGRAMA; https://servicos.ufrrj.br/…/edita…/cronograma_lec_2018_2.pdf

INSCRIÇÃO; https://servicos.ufrrj.br/concursos/index.php…