O atual Chefe da Floresta Nacional Mario Xavier, ICMBio e Presidente Consultivo da Unidade de Conservação, Ricardo Nogueira, apresentou para Banca Examinadora do Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Geografia, a tese intitulada, “Restauração da Mata Atlântica: Potencialidades, fragilidades e os conflitos ambientais da Floresta Mario Xavier, Seropédica RJ.

 Na defesa de dissertação, Ricardo destaca a história de Seropédica desde o século XVI, e, da criação do Horto Florestal, a construção do Arco Metropolitano (BR 493) que cortou praticamente a área de preservação em duas partes, prejudicando todo meio ambiente.  

A Banca de Defesa de Dissertação, foi formada pelo: Professor Dr. Heitor Soares de Farias (PPGGeo/IA/UFRRJ) o Professor Dr. Leandro Dias de Oliveira (PPGGeo/IA/UFRRJ) e o Professor Dr. Luis Felipe Umbelino (IFF/Campos). 

Depois de muita sabatina, Ricardo Nogueira, foi parabenizado pelo belo trabalho de pesquisa, sendo intitulado Mestre em Geografia. O Presidente da Banca de Defesa de Dissertação Dr. Heitor disse: “O Programa de pós-Graduação em Geografia ele é recente na UFRRJ, nós completamos agora 2 anos, o Ricardo Nogueira foi aluno da primeira turma, fechando o ciclo de 2 anos e defendendo a dissertação de Mestrado, sendo a primeira defesa do Campus de Seropédica na área de Geografia, num programa de Pós-Graduação que conta com 50 alunos, e cada ano entram 18 alunos. Na graduação temos cerca de 250 alunos cada ano entram 40 alunos”.

O Professor, Dr. Heitor disse ainda: “Temos alunos de vários estados do Brasil e municípios do Rio de Janeiro. A Universidade tem atendido bastante alunos da Baixada Fluminense e alunos do Vale do Paraíba. Temos poucos alunos de Seropédica, acho que o cidadão Seropedicense se sente talvez desestimulado, não conhece suas potencialidades e sua capacidade de vir cursar os nossos cursos de graduação, acho que alunos nascidos em Seropédica, neste universo de 250 da nossa Graduação em Geografia não deve chegar a 10” destaca.

Presidente da Banca de Dissertação, Professor Dr. Heitor Soares de Farias
Chefe da Flona Mario Xavier, Ricardo Nogueira
Professor Dr. Leandro Dias de Oliveira (PPGGeo/IA/UFRRJ) e o Professor Dr. Luis Felipe Umbelino (IFF/Campos)

Faça o seu comentário