Projeto, Educação Sanitária para as Escolas Rurais de Seropédica
29 de agosto de 2017

Foi realizado nesta segunda-feira (28), na Escola Estadual Municipalizada, Creuza de Paula Bastos, situada no bairro INCRA, o lançamento do Projeto Educação Sanitária para as Escolas Rurais.

No evento estiveram presentes: Mirian Shirlei Petine dos Santos, Diretora da Escola, Hugo Bertoloto, Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios e Fabiana Silva, educadora ambiental, responsável pelo treinamento de docentes para o uso do kit do projeto, a professora do quinto ano Célia Maria Rocha e os alunos do quinto ano.

A abertura deste projeto marca o início da campanha de vacinação contra raiva animal nas áreas rurais do município. Será dedicada bastante atenção para este tema, principalmente pelo fato de ter surgido casos recentes de raiva na região metropolitana do Rio de Janeiro e região norte fluminense.

Os 12 alunos da turma receberam kits doados pelo projeto – uma mochila com 7 módulos. Este material é fruto de uma parceria realizada com a Secretaria Estadual de Agricultura, no Núcleo de Educação Sanitária, cuja iniciativa na elaboração deste material didático tem enriquecido o conhecimento de muitos alunos no Rio de Janeiro.

O material muito bem elaborado, com estorinhas, caça-palavras e alguns exercícios; ilustrado e bastante colorido, com personagens infantis que vivenciam problemas no meio rural e identificam formas de resolução dos mesmos. Textos bastante ilustrados e informativos que os docentes podem inclusive usar como material de apoio às suas aulas.

De agosto à novembro, os alunos estarão recebendo aulas extras todas as segundas-feiras, coordenadas pela bióloga Nádia Amaral, funcionária da Secretaria de Ambiente com o uso deste matéria; os temas tratados serão: aftosa, brucelose, alimentos seguros, raiva, tuberculose e agrotóxicos.