O evento “Veterinária da Rural, Saúde Global” hoje já é consolidado como uma das maiores ações de extensão da Universidade para com os moradores de Seropédica e arredores.

Organizado anualmente pelo Grupo PET Medicina Veterinária da UFRRJ, o evento já se tornou tradição no município. Assim como nos outros anos, no mês de outubro serão realizadas atividades de extensão voltadas à população. Este ano, em função da pandemia ocasionada pela COVID-19, o evento terá um novo formato. As atividades, brincadeiras e palestras, antes realizadas na praça Nildo Romano, agora serão realizadas em sua maioria à distância e não serão concentradas em um único dia.

Direcionado a toda população de crianças, jovens e adultos, o evento contará também com a entrega de material educativo contendo jogos e brincadeiras em algumas escolas do Município de Seropédica. Esses materiais deverão ser retirados pelos pais ou responsáveis nas unidades de ensino dos alunos. Ao finalizar o material e entregar na escola, o aluno e/ou responsável terão direito a um brinde. Além disso, do dia 19 a 23 de outubro, em parceria com a Semana Nacional de Tecnologia, serão divulgados vídeos educativos nas redes sociais do grupo PET Medicina Veterinária, bem como através do site Seropédica Online, onde serão abordados assuntos relacionados à saúde ambiental, animal e humana (veja a programação completa em: https://www.instagram.com/petmedvet.ufrrj/).

Com início no dia 19 de outubro e encerramento no dia 31 do mesmo mês, o evento ainda contará com vacinação antirrábica em cães e gatos, resultante de parceria com a prefeitura de Seropédica. Com o intuito de evitar aglomerações, a campanha ocorrerá em postos de vacinação distribuídos em 15 pontos do Município.

Para que seja vacinado, seu pet precisa ter no mínimo de 3 meses de idade, e não ser gestante. Além disso, ele não deve apresentar sintomas como diarreia, nem estar se recuperando de procedimento cirúrgico recente. Animais agressivos e irascíveis devem utilizar focinheiras, e gatos devem ser transportados em caixas de transportes adequadas acompanhando uma toalha para contenção. As vacinações serão realizadas no dia 31 de outubro, e os endereços dos postos de vacinação estão disponíveis em: https://www.seropedicaonline.com/prefeitura/saude-defesa-civil/campanha-de-vacinacao-antirrabica-em-seropedica-calendario-com-datas-e-locais/  

Participe desse evento transdisciplinar, fruto da parceria do Grupo PET Medicina Veterinária com professores e alunos de graduação, residência e Prefeitura de Seropédica, além de grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFRRJ e patrocínio das empresas SEROPEC, PREMIER PET, BIOFRESH, CEVA, DOGMIL, CLÍNICA VETERINÁRIA VETMASTER e GRÁFICA COLOR WAVE.

Venha aprender e se divertir conosco! Não perca!