Neste sábado (17/10) aconteceu o Dia D da campanha nacional contra a poliomielite e de multivacinação. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, vacinou centenas de crianças e adolescentes.

Foram oferecidos todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente, como BCG, hepatite B, penta e tríplice viral. A campanha começou em 5 de outubro e vai até o próximo dia 30, mas a adesão das famílias Seropedicenses ainda está muito baixo. A dose contra a pólio, obrigatória para crianças de até 5 anos de idade.

A importância em vacinar seu filho

Desde a sua descoberta, três séculos atrás, as vacinas se transformaram no melhor instrumento para prevenir muitas doenças infectocontagiosas, algumas delas fatais, em todas as idades.

A vacina da varíola, por exemplo, erradicou a doença no mundo inteiro. Graças à Sabin, a da gotinha, estamos quase acabando com a poliomielite: não há mais casos de paralisia infantil na América. Dá para imaginar a importância disso? O sarampo era uma das principais causas de óbito em crianças pequenas até uns anos atrás. Com a vacinação em massa, os casos diminuíram e muitas mortes ou sequelas foram evitadas. O mesmo pode-se dizer em relação à coqueluche, à rubéola, à difteria e à tuberculose, para citar mais exemplos. Hoje temos ainda vacinas eficazes contra bactérias que causam pneumonia e meningite e contra vírus como rotavírus, varicela e hepatites A e B.

Quem Ama vacina seu filho.