Cultura, artesanato, shows e atrações regionais marcam a grande retomada das atividades no RJ a partir de quinta-feira

Realizado com o apoio da Fecomércio RJ, o evento contará com experiências sensoriais, atrações musicais e experiências nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento
 
Vem aí a 1 ª edição da ExpoRio Turismo, maior evento de turismo do estado do Rio de Janeiro, que marca a retomada das atividades do setor. Entre os dias 24 a 27 de março, a feira vai reunir os principais players da cadeia produtiva do segmento de forma inédita, no Jóquei Clube Brasileiro. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio), com apoio da Fecomércio RJpor meio dos seus braços operacionais Sesc RJ e Senac RJ. O evento marca a ampliação da oferta turística fluminense na retomada e a integração de ações entre os setores público e privado, a favor do setor.
 
Durante os quatro dias de evento, a ExpoRio Turismo vai apresentar experiências focadas nos segmentos de Negócios, Cultura, Gastronomia e Entretenimento dos 92 municípios que compõem o estado. As 12 regiões turísticas do RJ estarão representadas com espaços exclusivos, além das atrações culturais por todo o evento. Haverá também uma área com experiências sensoriais, onde os visitantes poderão sentir as diversidades do Rio de Janeiro; mostra de artesanato, espaço gastronômico e shows. 
 
O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta a potência do evento para a divulgação do estado e a retomada efetiva das atividades turísticas no RJ.
 
– O Jockey Clube Brasileiro será a casa do turismo fluminense. Teremos a representação dos 92 municípios trazendo a sua cultura, gastronomia, história e atrativos turísticos em um grande salão de exposição com experiências sensoriais. Também teremos uma área de palestras, encontro comercial entre vendedores e compradores do destino Rio de Janeiro, além de uma área focada na tecnologia e atrações musicais. Esse é um grande passo rumo à retomada efetiva das atividades turísticas no Rio de Janeiro. – explica o secretário.
 
Experiências para todos os públicos e gostos
 
A ExpoRio Turismo contará com experiências para todos os públicos e gostos. Além das experiências de negócios, como o encontro “O Rio é de Vocês”, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), e as voltadas para o setor, os participantes podem aproveitar para conhecer mais todo o Rio de Janeiro, conhecendo a gastronomia, cultura e os sons das 12 regiões turísticas. Além disso, o evento conta com um espaço kids, com atividades recreativas oferecidas pelo Sesc RJ para as crianças. Confira abaixo um pouco das atrações do evento:
 
Percurso Imersivo TônoRio
 
A ideia é despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado do Rio de Janeiro apresenta, valorizando as peculiaridades regionais. Para isso, o público será convidado a uma experiência sensorial com cinco visões audiovisuais categorizadas: Sol, Relevo, Natureza, Gente e Cantos. Lá, o visitante vai percorrer a chamada “Área de Encantamento” e conferir as belezas singulares dos municípios e todas as suas vertentes atrativas.
 
Lá, o público percorrerá as “Expedições Fotográficas” e poderá conferir o resultado de fotos dos destinos em uma verdadeira experiência multimídia pelo RJ. 
 
Espaço Fecomércio/Sesc/Senac
 
O Espaço Fecomércio/Sesc/Senac oferecerá uma programação de palestras com especialistas da área de turismo, presença da Editora Senac com publicações para o desenvolvimento profissional, oficinas gastronômicas, experimentações da nossa hotelaria e turismo social. Além disso, sexta e sábado, às 19h30, promoverá um show de drones que marcará a continuidade do movimento Rio de Mãos Dadas, projeto idealizado pela Fecomércio RJ em prol do Estado do Rio de Janeiro.
 
Boulevard Tô no Rio
 
Espaço institucional para os municípios e associações mostrarem seus destinos e equipamentos turísticos. 
 
Boulevard Gastronômico
 
Destinado às rotas das cervejas e à gastronomia regional. A ideia é fazer da união dos ambientes uma área de confraternização e negócios com os representantes da cadeia produtiva do turismo.
 
Empório Rural RJ
 
O Empório Rural RJ integra o programa Turismo Rural RJ, implementado pela Setur-RJ/TurisRio e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) que, juntas, mapeiam e fomentam o segmento de Turismo Rural, uma das principais características do turismo no interior. É um espaço destinado ao fomento da produção associada ao turismo, que gera benefícios para todos os envolvidos, porque, além dos produtores rurais, os destinos também ganham ao construírem e fortalecerem uma oferta mais diversificada, competitiva e interessante aos turistas. No local, o visitante poderá degustar e conhecer mais sobre os produtos da agroindústria. 
 
Manifestações culturais nos palcos “Elza Soares” e “Tom Jobim”
 
O evento contará ainda com diversas manifestações culturais das cidades, com apresentações em dois palcos: “Elza Soares” para os shows e “Tom Jobim” para as atrações culturais dos municípios. A programação de shows traz grandes nomes da música brasileira: Alex Cohen (24), Diogo Nogueira (25), Tony Garrido (26) e Barão Vermelho (27). 
 
Espaço do Artesanato RJ
 
Área destinada aos artesãos dos municípios do Rio de Janeiro, que terão a oportunidade de expor seu trabalho. Quem passar por lá poderá conhecer as peculiaridades nos estilos de produção artesanal de cada região e ainda levar uma lembrança para casa. 
 
A ExpoRio Turismo tem como público alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral. A entrada é gratuita, com inscrições pelo link. O evento seguirá as normas do decreto vigente no município. 
 
O RioSolidario vai participar da ExpoRio Turismo mobilizando a solidariedade, promovendo os projetos realizados para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica em todo o Estado do Rio e arrecadando doações com a campanha Chuva de Solidariedade para seguir apoiando instituições da sua rede, formada por mais de 1300 em diferentes municípios, incluindo Petrópolis. Além do RioSolidario, o Mesa Brasil Sesc RJ também estará no local arrecadando alimentos e itens de limpeza para as vítimas do município da Serra Verde Imperial.
 
Serviço:

ExpoRio Turismo
Dias: 24, 25, 26 e 27 de março de 2022
Horário: quinta e sexta-feira (24 e 25/03), das 16h às 22h; Sábado e domingo (26 e 27/03), das 14h às 22h.Agenda de Shows: Alex Cohen (24)/ Diogo Nogueira (25)/ Toni Garrido (26) / Barão Vermelho (27)
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Gávea, Rio de Janeiro
Entrada gratuita, mediante inscrição pelo link. 
Mais informações sobre o evento e a programação em: exporioturismo.com.br
 
Com as informações; Governo do Estado do Rio de Janeiro