O Diretor Executivo da Câmara Metropolitana do Rio, Vicente Loureiro, anunciou hoje (27), em Seropédica, que entregará ao governado Pezão, em 21 de junho próximo, o documento final do Plano de Desenvolvimento Estratégico dos 21 municípios da região metropolitana Fluminense, onde vivem hoje mais de 12 milhões de pessoas.

Municípios da Região Metropolitana “Seropédica, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Tanguá”.

Loureiro enfatizou que o Plano Estratégico de Desenvolvimento é uma ação de estado, não de governo. “É preciso ter visão estruturante, para atendermos a um modelo mais justo e equânime.”, frisou.

Loureiro, um urbanista que vive pesquisando soluções para gravíssimos problemas de infraestrutura, informou que o resultado do trabalho da Câmara Metropolitana, criada no governo Pezão, será resumido em 20 propostas prioritárias para os governos federal, estadual e municipal enfrentarem a dura realidade da região, manifestada atualmente na falta de mobilidade, urbanização e de um sistema deficiente de transporte público, entre outras questões básicas.

O diretor pediu aos futuros governantes para adotarem as propostas apresentadas por mais de cinco mil pessoas que participaram dos encontros promovidos pela Câmara Metropolitana em 21 municípios.

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Dra. Cleidy Mary Nunes, falou sobre o projeto de desenvolvimento integrado do município: ““A região Metropolitana tem crescido muito e nossa preocupação visa fomentar um crescimento organizado, que gere emprego e renda para a população de Seropédica. Nosso governo recebeu a CTR, que não foi vontade política de nosso governo, estamos fiscalizando para evitar degradação ambiental”. Destaca Dra. Cleidy.

Compareceram na apresentação do projeto, Vanessa Pereira, Diretora Técnica de Projetos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Marcos Galvão, Imprensa da Câmara Metropolita, Ziza Nascimento, Supervisora Regional, SEGOV/ Câmara Metropolitana, Presidente do Conselho de Segurança, Gilmar Moreira, representantes do Poder Público, professores da UFRRJ, e empresários.

Faça o seu comentário