O Projeto Horta das mães nasceu no coração da moradora Maria Lucena Calixto da Silva. O projeto é desenvolvido na E.M Professora Lígia Rosa Gonçalves Ferreira, localizada no Bairro Jardim Maracanã em Seropédica sob direção da professora Luana Francisca.

O objetivo da estudante da Rural e moradora do bairro era incentivar as crianças a cuidar do meio ambiente, proporcionar contato com a terra e a alimentação saudável. A estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ, conseguiu alguns voluntários da comunidade, professores, funcionários e dos próprios alunos.

O projeto iniciou com a limpeza da área e o plantio de batata doce e guandu. O guandu, além de servir para alimentação, promove a descompactação do solo, fixação de
nitrogênio e produz biomassa, servindo como adubação verde. Também foi realizado o plantio de algumas mudas de mamão.

No dia 6 de junho, realizamos nossa 1ª colheita que foi da batata doce e do guandu.
No dia seguinte, as cozinheiras utilizaram tudo o que foi colhido e implementaram no cardápio escolar, uma deliciosa salada. Eles foram degustados pelas crianças e eles amaram! Muitos que não comiam batata doce, comeram pela curiosidade de se alimentar de algo que eles mesmo produziram e o mesmo aconteceu com o Guandu.

Para dar continuidade no projeto, foram preparados novos canteiros onde serão cultivadas as hortaliças. O projeto ainda carece de infraestrutura, como ferramentas e irrigação, mas, tem potencial para se transformar em uma área para cultivo e para uso na alimentação das crianças.

O projeto se tornou objeto de pesquisa para a discente Maria Lucena e sob a orientação da professora Fabiana Araújo ela está escrevendo um projeto chamado “Horta Escolar: Despertando o cuidado com a nossa casa comum”

Se você faz parte da comunidade e se interessa pelo projeto, pode procurar os responsáveis na escola para saber como participar! Nosso objetivo é resgatar a cultura local e fortalecer a parceria escola x comunidade.

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário