A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, desenvolveu o Projeto “Pequenos Vigilantes em Seropédica”. O Projeto ensina as crianças a adotar hábitos saudáveis e abordará temas como o controle de qualidade e a rotulagem dos alimentos bem como a higiene ambiental.

O Projeto foi lançado nesta quarta-feira (16), com a presença das representantes da Secretaria de Estado e Saúde (SES), Sra. Sandra Helena Costa, Técnica NPDI (núcleo de Planejamento e desenvolvimento institucional) a Sra. Ana Lúcia Oliveira, Responsável do Núcleo Planejamento NPDI, o Secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Ângelo D’Alessandro Emerick, a Coordenadora de Vigilância Sanitária, Daniela Zanoni Bausen, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Fernanda Moffati, a Subsecretária de Educação, Dirce Maria de Oliveira dos Santos.

A Coordenadora de Vigilância Sanitária, Daniela Bausen, agradeceu o apoio das representantes da Secretaria de Estado em Saúde e falou que o projeto ira iniciar em quatro Escolas municipais: E. M. Maria de Brito, com apoio da Diretora, Ana Regina Silva Pires, a E.M. Panaro Figueira, Diretor Mario Felipe L. de Lima, a E.M. Nelson Fernando Nunes, Diretora, Monica Luciana Ferreira M. Araújo, e a E.M. Paulo de Assis Ribeiro, Diretora, Marta Souza Mendes da Silva.

“O Projeto tem como objetivo contribuir na construção e no entendimento do moderno conceito de vigilância sanitária a partir da educação do pequeno cidadão, construindo um quadro de saúde mais promissor para as famílias e comunidades envolvidas estimulando as crianças ao exercício e observância de seus direitos e deveres, fomentando também a saúde no ensino público”. Destaca Daniela.

O Projeto terá início com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, como também os professores e familiares dos alunos. Será distribuído um Kit para as crianças, contendo uma camisa, bloco de notas, caneta, lápis, e borracha.