Foi realizado nesta quarta-feira (03), reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública, na Câmara de Vereadores de Seropédica, e contou com a participação do Presidente do Conselho, Alexandre Rafael, o Vice-presidente Renan Canuto, o 1º Secretário Luiz Geraldo, o Diretor Claudio de Paula, a Presidente da OAB Subseção 59º, Dra. Jucimar de Almeida Silva, a Conselheira do Conselho da Criança e Adolescente, Sra. Odete Maria de Oliveira, o Secretário de Ordem Pública, Sr. Anderson de Moura Medeiros, o Secretário de Governo, Fabio Mofati, o Comandante da 4º Cia do 24º BPM, Tenente André Luiz Araújo Dias Fonteiro, O Inspetor de Policia da 48º DP Leonardo Moderone de Azevedo, o Chefe Substituto da (NPF) da PRF, Fernando Muniz e o representante do Batalhão de Meio Ambiente (BFMA) Tiago Celestino Ferreira.

Estiveram presentes também, representantes das Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Saúde, e de Comunicação da Prefeitura de Seropédica.

Durante a reunião o Tenente André do 24º BPM, apresentou o índice de criminalidade do município do mês de janeiro, onde apontou redução acentuada, comparado ao ano passado em todas modalidades criminal, demonstrando que o trabalho conjunto entre a PM a Policia Civil e a PRF tem surtido efeito.

O Inspetor de Polícia da 48º DP, Leonardo, falou do trabalho de investigações e das prisões realizadas pela 48º DP em relação ao furto de cabos de telefonia e de fibra ótica de internet, que vem acontecendo ultimamente.  O Inspetor relatou que a delegacia tem um Canal de Denúncias no Facebook ( (20+) 48ª DP Seropédica | Facebook ) e Whatsapp 21-98596-7231. (As Denúncias serão mantidas em sigilo absoluto).

O Secretario de Segurança e Ordem Pública, Anderson Medeiros, relatou que vem buscando soluções para melhorias da mobilidade urbana, a integração dos bairros entre a estrada Rio São Paulo e as ruas municipais. Anderson falou das condições que encontrou a secretaria, que estava sucateada.  O Secretário de Ordem Pública fala que vem fazendo parcerias com outros municípios para melhorar a profissionalização de seus funcionários.

O Chefe da Delegacia da PRF do Rio de Janeiro, Rodrigo Dias Moreira, falou do número de multas e apreensões de veículos irregulares no ano de 2020 e comparação com o índice criminais ao ano anterior.

                             Índices criminais BR-465 (PRF)

Roubo a coletivos            Roubo de carga              Roubo de veículos
2019 – 62                       2019 – 21                      2019 – 131
2020 – 14                      2020 – 12                      2020 – 29
Redução de 77,4%          Redução de 42,9%          Redução de 77,9%

Rodrigo relata ainda o trabalho da Polícia Rodoviária Federal nas apreensões de armamento, drogas nas rodovias federias que cortam Seropédica. (Vídeo em anexo).

O Secretário de Governo Fabio Mofati relatou que foi montado uma comissão com a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Secretaria de Ordem pública a pedido do Prefeito Professor Lucas, para ver os problemas de mobilidade urbana na Estrada Rio São Paulo, e após estudo da comissão apresentarão o projeto para o Governo Federal, para que seja incluído na concessão de privatização da (BR 465), Via Dutra e Arco metropolitana (BR 493). O Contrato de Concessão deve ser assinado até o final deste mês de fevereiro.

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Alex Vilela fez uma explanação sobre a Mobilidade Urbana do município de Seropédica e falou sobre o projeto que será criado pela comissão. (Vídeo em anexo).

O Presidente do Conselho Alexandre Rafael encerrou a reunião as 12 horas, e marcando novo encontro no dia 3 de março as 10:00 horas na Câmara de Vereadores de Seropédica.

Abaixo Vídeo Chefe da Delegacia da PRF do Rio de Janeiro, Rodrigo Dias Moreira

Abaixo vídeo do Secretario de Governo Fabio Mofati e o Secretario de Planejamento Alex Vilela falam sobre a privatização da BR 465

Abaixo Vídeo do Tenente André do 24º BPM falando sobre o índice de criminalidade