Prefeitura de Seropédica irá inaugurar em breve a Sala da Mamografia

0
155

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde vai inaugurar na próxima quarta-feira 19 de outubro, a Sala de Mamografia ao lado do Posto de Saúde Dr. Jose Bueno Lopes no km 49.

O Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné, a Subsecretária de Serviços e Sistemas em Saúde, Jeany Oliveira, e o Coordenador de Urgência e Emergência do Pré-Hospitalar Dr. José Bueno Lopes, Antônio Carlos Santiago Pereira, estiveram visitando as obras da Sala de Mamografia.

O Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné destacou que a Sala de Mamografia será inaugurada durante o mês Outubro Rosa. Mês todo dedicado a prevenção do Câncer de Mama. “Nós nunca tivemos um Mamógrafo do Município de Seropédica. Nós com esse novo serviço vamos atingir aquelas mulheres na faixa etária que precisam fazer a prevenção do Câncer de Mama. O Mamógrafo a princípio irá funcionar três vezes por semana. Os agendamentos serão feitos através de encaminhamentos das unidades da Atenção Básica de Saúde, e da Clínica da Família, onde passarão a demanda para Secretaria de Saúde para fazer os agendamentos”.
“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença. Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora”. Enfatiza Dr. Renê Vigné.

“É um serviço fundamental para a população, pois conseguimos fazer o rastreio do câncer de mama, de lesões não palpáveis principalmente, que é quando a paciente vai ter oportunidade de ter um diagnóstico precoce, o que modifica totalmente o tratamento e o prognóstico dessa mulher. Além de ser um avanço para a saúde na cidade”, disse a Subsecretária de Serviços e Sistemas em Saúde, Jeany Oliveira.

Desde o início de sua Gestão o Prefeito Professor Lucas, tem investido na saúde, evitando que a população procure estes serviços em outros municípios. “Estamos aqui para enviar uma mensagem de consciência a todas as mulheres da cidade de Seropédica. Como vocês sabem, o câncer de mama é o tipo de doença mais frequente entre as mulheres, uma das principais causas de morte entre elas. É muito importante que a gente possa prevenir. A melhor forma é o diagnóstico precoce, por isso, é necessário fazer o autoexame e buscar realizar uma mamografia. Com aquisição deste novo equipamento para o nosso município, estaremos auxiliando todas as mulheres que precisam fazer este exame preventivo, e com isso ajudaremos a combater esta doença que tem tirado a vida de muitas mulheres. Sempre procure os Postos de Saúde próximos a sua residência e procurem fazer o autoexame”. Disse o Prefeito Professor Lucas.

Mamografo embalado ao lado do Secretário de saúde Dr. Renê Vigné