Casa do Trabalhador de Seropédica recebe a visita do Secretário Estadual de Trabalho e Renda

0
488

O Secretário Estadual de Trabalho e Renda, Paulo Cesar Teixeira da Silva, esteve nesta segunda-feira (15), na Casa do Trabalhador de Seropédica, para reunir-se com o Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Nélson Jorge Morais Matos, e o Subsecretário Gilberto Storch, para discutirem melhorias no atendimento ao trabalhador do município.

O Secretário Paulo Cesar disse que a Casa do Trabalhador e o SINE se juntaram em um só local para que possam ajudar melhor o trabalhador do município, com o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimulando a formação e a qualificação dos cidadãos.

“O trabalhador vem ao SINE trazer seu curriculum, ou verificar se existe uma vaga de emprego para ele tentar ser inserido naquela oportunidade. Desta forma ele também tem acesso a Casa do Trabalhador, onde ele poderá verificar quais os cursos oferecidos, ou as orientações que possa receber para conseguir ser empregado. Nós semanalmente informamos as vagas de emprego oferecidas pelo SINE, lamentavelmente essas vagas acabam ficando vazias, porque as vezes o perfil que o empregador espera não é aquele que o trabalhador está se apresentando. Muitas vezes só falta uma orientação, ou pela elaboração do curriculum, ou a forma comportamental que ele vai se apresentar. Dependendo da forma que o trabalhador chega, o patrão as vezes fala que ele não serve para trabalhar na empresa. Se ele tiver uma instrução dentro da Casa do Trabalhador, de como se comportar, ou como vai mostrar seu conhecimento técnico, de forma bem-educada, mostrando seu preparo, mais facilmente vai conseguir o emprego”. Destaca.

O Secretário de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Seropédica, Sr. Nelson Matos, disse que entre os benefícios oferecidos, destaca-se o desenvolvimento de ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional e as demandas locais e a posterior oferta de serviços como: “orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros. O SINE oferece serviços de intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e carteira de trabalho, estabelecendo condições para a adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho em todos os níveis de capacitação”. Enfatiza.