Seropédica sediará nos dias 30 e 31 de julho uma das etapas intermunicipais da II Conferência Nacional de Educação (CONAE). O evento será realizado no Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a partir das 9h.

O CONAE é precedido por conferências preparatórias e livres, municipais e intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação. O II CONAE terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

O Documento-Referência, elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), pretende subsidiar as discussões das diferentes conferências, servindo como parâmetro para os debates locais, municipais, estaduais e regionais, cujos resultados deverão se traduzir em proposições e deliberações, com as posições políticas e pedagógicas dos diferentes grupos.

Lucia Martinazzo, secretária de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), explica que as discussões realizadas nas conferências prévias deverão ser sintetizadas em emendas resultantes de deliberações em documento específico, e apresentadas por unidade da federação. Essas emendas comporão os relatórios dos fóruns estaduais de educação no Sistema de Relatoria do FNE e serão objeto de análise da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização. “Após análise e sistematização pela Comissão, as emendas deverão ser conferidas e aprovadas pelos membros do FNE, conforme Regimento Interno, compondo o Documento-Base da II CONAE”, disse.

O processo de consolidação e sistematização das deliberações e encaminhamentos das conferências estaduais e distrital, antes da etapa nacional, resultará na elaboração do Documento-Base, estruturado em dois volumes: Volume I, com o Bloco I (emendas aprovadas em cinco ou mais estados, que o FNE recomenda a incorporação), o Bloco II (emendas que o FNE não recomenda a incorporação) e o Volume II, com o Bloco III (emendas passíveis de destaque aprovadas em menos de cinco estados). “O Documento-Base será enviado aos/às delegados/as por e-mail, divulgado no site da Conferência, além de entregue a cada participante credenciado, por meio de cópia impressa e em formato digital acessível, no início da II CONAE”, explicou Lucia Martinazzo.

A secretária destacou que a SMECE busca aperfeiçoar a Educação em Seropédica e iniciativas como a inclusão do município em atividades voltadas à melhoria da qualidade educacional comprovam não só de Seropédica, mas da região Sul-Fluminense como um todo.



Imagem inline 1