O Dia da Consciência Negra foi comemorada com várias Atividades Culturais no Atlético Clube de Seropédica. Durante as atividades houve contações históricas das atrações.

A Prefeitura de Seropédica através da Subsecretaria da Cultura realizou a Comemoração da Semana da Consciência Negra, com objetivo de promover a valorização da Cultura Afrodescendente. O evento foi realizado neste último sábado (20), data da morte de Zumbi dos Palmares.

O evento teve início na praça Zumbi dos Palmares no Bairro Boa Esperança onde a representante do Fórum das Mulheres Negras do RJ e Agente da Pastoral Negra, a professora Darci da Penha Pereira falou sobre o Zumbi dos Palmares. Em suas palavras Darci relembra que militou sua vida inteira no Movimento Negro: “Zumbi é considerado um dos maiores líderes da história brasileira, mas, principalmente, como representante da resistência negra contra a escravidão. Além de ter lutado contra as violências sofridas pela população escravizada, lutou pela liberdade religiosa e cultural de nosso povo. A primeira Republica Democrática Brasileira foi realizada no Quilombo dos Palmares que se localizava na Serra da Barriga em Pernambuco. O Quilombo do Zumbi dos Palmares resistiu por mais de um século, o seu mito transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura”. Destaca Darci.

Logo após foi realizado uma caminhada com o Busto de Zumbi doa Palmares até o Atlético Clube Seropédica, onde aconteceu várias atividades culturais. A Subsecretária da Cultura Monica Figueiredo, fez abertura do evento agradecendo ao Prefeito Professor Lucas pelo apoio que vem realizando pela Cultura no município. Agradeceu ao Instituto de Religiões Afro-Brasileira de Seropédica (ICRAB), a Primeira-dama, Isabel Ribeiro, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Vandrea Furquim, o Presidente do Clube Seropédica Marcos Barbosa e a todos de que uma forma ou outra permitiram que este evento se realize. “As atividades diversas de hoje vão marcar de forma significativa o Dia da Consciência Negra em Seropédica, mostrando um pouco da contribuição africana na formação da cultura brasileira”. Infatiza Monica.

Estiveram presentes a Primeira-dama, Isabel Ribeiro, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Vandrea Furquim, o Secretário de Governo Fabio Mofati, e o Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné.

No evento foi montado uma Feira de Artesanato, e uma área de Gastronomia de comidas típicas da Bahia. O evento teve início com Maracatu, depois apresentação da Banda Cultural com a Cantora Simone Humaitá, em seguida Samba do Belelê, após apresentação de Roda de Capoeira com o Mestre Blayd, e dando continuidade Rappers (NPF) e finalizando a apresentação do Xire do ICRAB. Foi oferecido a todos uma deliciosa feijoada.

O Evento teve apoio da Secretária de Segurança e Ordem Pública, e Secretaria de Saúde, com Ambulância.