Evento discuti temas da Conferência Nacional de Educação de 2014

 

Com objetivo de construir diretrizes a fim de fortalecer a educação básica nos municípios do Pólo 10 através da participação democrática, reforçando desta forma, o Plano Nacional de Educação, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizou nesta terça-feira (30), a II Conferência Intermunicipal de Educação de Seropédica (CONAE 2014).

Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, o encontro aconteceu no Cineteatro Gustavo Dutra, situado nas dependências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e serviu como etapa preparatória para a 2ª Conferência Estadual de Educação.

Os municípios que compõem o Pólo 10, que tem por município sede a cidade de Seropédica são: Paracambi, Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Itaguaí.

Um conjunto de propostas dividido em sete eixos (O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente; Qualidade de Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Financiamento da Educação: Gestão, transparência e controle social dos recursos) elencados pela Conferência Nacional de Educação (Conae) foi apresentado.

A mesa foi composta pelo prefeito de Seropédica Alcir Fernando Martinazzo, a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Seropédica Lucia Martinazzo, a Reitora da UFRRJ e Palestrante do evento Ana Dantas, a coordenadora Geral do Pólo de Seropédica e subsecretária de Ensino da SMECE, Eliana Cristina Ribeiro, representante do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro e coordenadora Geral do Fórum da CONAE Magda Caput Saião, representante do Fórum Estadual Leia Caldenzi, subsecretária de Angra dos Reis Patricia Daltro, subsecretária de MangaratibaMona Liza Fouyer.

Lucia Martinazzo destacou que a discussão de programas e ações governamentais, visa consolidar a educação como direito social e a melhoria da qualidade de ensino.  “É um momento muito especial, pois quando se reúne pessoas para pensar e ao falar de educação começamos a escrever uma história diferente do nosso país, porque todos nós acreditamos firmemente que as questões sociais passam e tem sua origem nas transformações educacionais”, afirmou Lucia Martinazzo.

Em sua fala Martinazzo agradeceu a reitora Ana Dantas por ter cedido o espaço para a realização da etapa Intermunicipal do CONAE e lembrou que há algumas décadas atrás, ao lado de Ana Dantas, brigou pela abertura da UFRRJ para a comunidade. “Temos que preparar nossos jovens para o mercado de trabalho e para a vida. Sabemos que a base da educação se dá no ensino fundamental, por isso a escola pública tem que ser de qualidade”, destacou Martinazzo.

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

DATA

HORA

ATIVIDADE

Local

30/07 08H Credenciamento Gustavão
30/07 09h Solenidade de Abertura Gustavão
30/07 10h30min Palestra A importância da CONAE 2014 – Palestrante Ana Dantas Gustavão
30/07 11h Aprovação do regimento Gustavão
30/07 11h30min GTs por eixo temático CAIC
30/07 12h30min às 13h30min Intervalo para almoço
30/07 13h30min GTs por eixo temático CAIC
30/07 18h Encerramento CAIC
31/07 09h às 12h30min Plenária dos eixos I, II, III, IV, votação das propostas para consolidar o Documento-Referência CAIC
31/07 12h30min às 13h30min Intervalo para almoço CAIC
31/07 14h às 16h Plenária dos eixos V, VI e VII CAIC
31/07 16h30min Plenária de Segmentos e eleição de delegados CAIC
31/07 17h Encerramento CAIC

Faça o seu comentário