O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (antiga APAE) abriu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla realizando o Dia da Beleza com o objetivo de proporcionar a autoestima e a interação dos participantes do espaço.
O evento foi realizado nesta terça-feira (21).

E enquanto os trabalhos aconteciam brilhantemente no CMAEE e na E. M. Ronald Callegario, A Coordenação Pedagógica de Educação Especial, junto com os Professores de Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Seropédica estiveram em capacitação no I Colóquio sobre Tecnologia Assistiva e Inclusão, que aconteceu no Campus da Estácio na Av. Presidente Vargas, proporcionado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e demais parceiros.

O Coordenador Pedagógico de Educação Especial da SMECE, Prof. Allan Filipe Lima de Sousa ressaltou que: “A nossa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou com formação continuada e muita prática. Vivenciar é a melhor metodologia para a aprendizagem! Professores e alunos vivenciaram na primeira pessoa o que é ter uma necessidade especial, os possibilitando enxergar que a pessoa com deficiência é capaz, tem suas potencialidades e que podem sim ser autônomas como qualquer outra pessoa comum. Da teoria à prática, tiveram contato com tecnologias assistivas de pequeno e grande portes. Assim, os conteúdos atitudinais fizeram toda a diferença! Parabéns a todos os envolvidos! Em especial à E. M. Ronald Callegário e Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Seropédica que abrilhantaram a abertura da nossa ‘Semana Especial’, obrigado!”

E não podemos esquecer que hoje, quarta-feira (22), é o Dia do Educador Especial, estes profissionais que promovem a inclusão na escola regular dos alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva e múltipla) e transtorno global do desenvolvimento. Esses que são os agentes dessas ações, as quais evidenciam os esforços dos educadores em ensinar a escola toda, de forma colaborativa, a importância de garantir a acessibilidade ao aluno com deficiência, não apenas na sala de aula, mas em todo o espaço escolar. Estes profissionais tem representado um conjunto valioso de experiências.

“A você, profissional que se dedica a fazer a diferença na vida daqueles que ninguém enxerga potencial; que acredita na capacidade do outro e investe nisso; que não sobrepõe os obstáculos os tornando em desafios; que transforma as dificuldades em possibilidades e transforma o “impossível” em “possibilidade adaptada”. PARABÉNS A VOCÊ, AGENTE DE SUPERAÇÃO! Parabéns a todos nós, profissionais de excelência que fazemos a diferença!” Ressalta o Coordenador.