A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), iniciou nesta terça-feira (27), a V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”.

A Conferência teve como objetivo mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos sobre Meio Ambiente, ao uso racional e a importância de preservar a água para as futuras gerações, como vista a fortalecer a educação escolar, propiciando atitudes responsáveis e comprometimento com as questões locais e globais.

Doze Escolas Municipais estão participando desta conferência. Nesta terça-feira sete já apresentaram seus trabalhos: E.E .M Olavo Bilac, E.E M.Paulo de Assis, E.M. Ronald Callegário, E.M. Pastor Gerson, E.M. Valtair Gabi, E.E.M Bananal, E.M..Promotor de justiça, E.M.Gilson Silva. Nesta quarta-feira (28) as escolas: E.M. Atílio Grégio, CAIC Paulo Dacorso Filho, E.M. José de Abreu, e E.M. Manoel de Araújo estarão encerrando a Conferência em Seropédica. 

Estudantes da rede municipal apresentaram vários trabalhos, com maquetes e murais, mostrando a degradação ambiental, nos rios e lagoas e como preservar o meio ambiente. Outros trabalhos foram sobre a sustentabilidade no reaproveitamento da água da chuva, da dessalinização da água do mar, transformando em água potável. A Coordenadora pedagógica, Luiza Aparecida dos Santos Santos, e a Coordenadora do novo mais educação, Rozania Cabral de Lima, foram ver todos os trabalhos dos alunos da E.M. Valtair Gabi.

Alunos da E.M. Valtair Gabi, sob direção da professora Elisângela Gonçalves Tunala, fizeram um vídeo interessante sobre preservação da água e do meio ambiente. Este vídeo vai participar da competição estadual sobre o melhor trabalho em educação ambiental no cuidado com nossos mananciais. 

O Aluno da E.M. Valtair Gabi, Pedro Ricardo Siqueira de Oliveira, de 12 anos que está no 7º ano do ensino fundamental, fez uma maquete sobre a poluição dos rios, com lixo, o despejo do esgoto doméstico e industrial sem tratamento. “Vou ajudar o meio ambiente começando pela minha casa, fazendo reciclagem do lixo, e orientando as pessoas a não jogarem lixo nos rios e lagoas, para que meus filhos e netos tenha um mundo melhor para viver” Destaca Pedro.

Escola Municipal Valtair Gabi

E.M.Ronald Callegario

E.M. Olavo Bilac