Pais Brilhantes, Alunos Fascinantes! SMECE se destaca com ações para incentivar a presença dos pais no cotidiano escolar

Com a finalidade de fortalecer a aliança com pais e responsáveis a Secretária de Educação Cultura e Esporte Lucia Baroni Martinazzopromoveu no dia 27 de março na Escola Municipal Vera Lucia Pereira Leite, a primeira do ciclo de palestras que tem como público alvo pais e responsáveis dos educandos da Rede pública Municipal de ensino.

O tema da palestra foi “Alunos brilhantes, pais fascinantes”, e teve como objetivo mostrar que a participação ativa na vida escolar dos filhos interfere positivamente na qualidade do ensino além de melhorar a relação ensino e aprendizagem além de garantir o sucesso escolar.

A excelência, é produto de muitas variáveis, tais como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola – e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa. O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, se não decisiva, para um bom rendimento escolar. Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família.

Segundo a Gestora da Unidade Escolar, Idinéia Marvilla, esse tipo de ação tem muita relevância pedagógica, pois visa oportunizar participação, estimulando a convivência social, a união e o respeito. “Percebemos que precisávamos mostrar a importância da família acompanhar a educação dos filhos,” relata.

“Os pais e responsáveis têm o direito e dever de acompanhar a educação de seus filhos, e nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais. Com esse plano de ação queremos mostrar que pais participativos ajudam a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los cultivar o apreço pelo estudo. E isso se faz perceber, positivamente, por toda a vida adulta.” Relata a Secretária de Educação. “A presença dos pais legitima a educação que oferecemos.” Conclui.

Lucia Martinazzo