A Escola Municipal Promotor de Justiça, Dr. André Luiz Mattos de Magalhães Perez, de Seropédica, realizou nesta quarta-feira (30), a V Feira Cultural, Brasil Diversidades sem Limites, comemorando a Semana do Folclore.

A Escola Promotor de Justiça conta com 410 alunos, com 3 seguimentos, que vai do anos iniciais do primeiro seguimento (3º ao 5º ano) o segundo seguimento do (6º ao 9º ano) e o terceiro seguimento que é o EJA (Escola para Jovens e Adultos) que conta com 44 alunos.

Na Culminância da V Feira Cultural, teve comidas típicas, foi apresentado danças do Brasil, como Frevo, Forró e Quadrilha Junina. Os alunos do segundo seguimento deram um Show ao fazerem uma apresentação de Hip Hop, que surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx. O disc-jockey Afrika Bambaataa é considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.

Na Culminância foi apresentado vários trabalhos sobre o Folclore, com Mitos e Lendas Populares do Brasil, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, os tipos de festas populares, tipos de festividades e comemorações Brasil a fora.

Este trabalho realizado pela Escola Promotor de Justiça tem o objetivo de manter viva as lendas e histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos, pelo nossos pais e avós. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, que enriquecem nossa história.

Além de dar sentido as coisas do mundo, os mitos também servem como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

A Diretora do Promotor de Justiça, Professora Marta Francisca Vieira, que administra esta unidade escolar desde 2011, agradeceu a presença da comunidade (pais, parentes e amigos dos alunos) e o empenho de sua equipe pedagógica, os funcionários em geral, o esforço dos alunos que fizeram de tudo para que este trabalho desse frutos, como também a presença da Secretária de Educação, que sempre se faz presente em todas as ações da escola.

Equipe Padagógica
Alunos mostram seus trabalhos

 

 

 

Faça o seu comentário