A Escola Estadual Municipalizada Francisco Rodrigues Cabral, bairro do mesmo nome em Seropédica, escolheu um dia deste mês para resgatar e enaltecer as raízes culturais do nosso país. O evento foi realizado nesta última quinta-feira (23), e teve apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e envolveu, alunos, familiares e professores.

A Diretora Andrea Cristina Moreira, disse: “O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração. O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena”.

Houve várias apresentações teatrais e de dança, o que mais chamou atenção foi a apresentação dos alunos tocando Flauta, que emocionou os presentes. No final do evento foi servido comidas típicas para todos.

“É uma experiência de enriquecimento, tanto para os alunos, quanto para a escola e que conta com a participação ativa das famílias para sua concretização. É uma oportunidade para conhecermos um pouco mais das origens de cada uma das manifestações que integram a cultura do nosso país” destacou Vilma Bastos, coordenadora pedagógica.

O Diretor de Cultura, Pedro Souza, parabenizou a todos pela belíssima apresentação cultural.  “Com a realização deste evento cultural os professores estão promovendo para os alunos a educação além da sala de aula. Prova disso é essa linda apresentação feita pelos professores e alunos para a comunidade onde mostra os conceitos da valorização da cultura popular brasileira”, ressaltou.