Foi realizado nesta última sexta-feira (18), Culminância no CMEI Alcione Genovêz, no Bairro Jardim Maracanã em Seropédica. Com o Projeto “Conta que te Conto”, e com o Tema “Somos Todos Iguais na Diferença”.

O projeto desenvolveu as questões de trabalhar com a criança num sentido global em que ela se reconheça como ser integrante dessa história ao estar presente na comunidade em que se insere. Com isso, perceber a relação existente com os outros seres com quem convive, compreendendo que somos ao mesmo tempo “Iguais e também Diferentes”.

Ou seja, que a criança possa entender e respeitar cada um na sua individualidade com suas semelhanças e diferenças. Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. 

A Diretora Kátia Marques falou que durante toda semana os professores junto com os alunos trabalharam através de oficinas, a confecção de materiais pedagógicos adaptado para deficiente visual, auditivo e simularam percursos com obstáculos que dificultam a locomoção. Utilizando música, desenhos e brinquedos para adquirir um conhecer lúdico.

“Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal. Encerramos a Semana com cinema com curtas sobre o tema de inclusão, com pipoca, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e refrigerante” destaca Kátia.

E nesta segunda-feira (25) o CEMEI Alcione Genovêz levou para Mostra da Educação, no CAIC Paulo Dacorso Filho a proposta de uma organização das salas de forma lúdica em que um gaveteiro se transforma em 3 brinquedos diferentes: cozinha, escritório e salão de beleza.

 

Faça o seu comentário