Contos sempre encantaram povos em todo mundo. Transmitidos de pai para filho através de séculos, as histórias são efetivamente formas de ensinar e aprender. Contar histórias enriquece o mundo interior além de desenvolver o hábito de ouvir, o prazer de ler buscando sempre outras, as mesmas e novas histórias, acumulando assim conhecimentos preciosos para a qualidade de vida.

 
A contação de Histórias proporciona conhecimentos e reflexões as diversas formas de se trabalhar com os educandos de todas as idades, cria vínculos afetivos, transmite valores, estimula a aprendizagem e desenvolve a imaginação. O Grande desafio hoje é de cativar crianças acostumadas às linguagens dinâmicas da TV e do videogame. É necessário mergulhar no que está sendo contado para criar além do texto e enriquecer a atividade atraindo os ouvintes. A narração proporciona experiências lúdicas e de aprendizado pelo contato que os alunos têm com a tradição da palavra falada e as diferentes culturas por trás das narrativas

.
“A atividade de contação de Histórias hoje nas Unidades Escolares faz parte da rotina, e funciona como um precioso auxílio à prática pedagógica que instiga a motivação, criatividade, a oralidade e incentiva o gosto pela leitura.” Relata Nádia Miranda, Subsecretária de Cultura “Contar histórias de forma sensível, amorosa e acolhedora, promovendo a perpetuação da arte e a celebração da vida.” Conclui.

 

A Contação de Histórias é faz parte da Oficina de Interpretação infantil (teatro), ministrada no Centro Cultural de Seropédica que acontecem as segundas e sextas .
Conheça aqui as oficinas da CCS! http://educaseropedica.rj.gov.br/…/oficinas-digitalizada.pdf

1 2 3