Projeto Guarda Compartilhada da Flona Mário Xávier com a população de Seropėdica-RJ parceria da UFRRJ E FLONA MX

Nesta segunda-feira (8), foi comemorado na Flona Mário Xávier os 32 anos de Unidade de Conservação (UC) dessa importante área verde localizada no município de Seropédica.

No evento organizado pela Flona Mário Xávier e o Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a professora Dra. Karine Bueno Vargas apresentou o projeto de extensão que vem desenvolvendo na unidade, intitulado de “Guarda Compartilhada da Flona Mário Xávier com a população de Seropėdica-Rj: biogeografia e educação ambiental aproximando sociedade e natureza”.

O projeto tem como objetivo integrar a UFRRJ e a Floresta Nacional Mario Xavier na pesquisa, ensino e extensão, a fim de oferecer atividades conjuntas a população de Seropédica, incentivando ao uso da Flona de maneira sustentável e consciente, reconhecendo a importância ambiental desta UC.

A professora Karine, juntamente com alunos do departamento de geografia da UFRRJ vem mapeando as trilhas da flona, sinalizando-as e criando roteiros biogeográficos, a fim de oferecer um atrativo educativo ambiental a população, sobretudo as escolas públicas do município de Seropédica.

Com uma trilha já mapeada, denominada Trilha do Triângulo a professora e os alunos apresentaram a trilha aos participantes do evento, dando início a aplicação prática do projeto, que a partir do dia 16/10 começará a receber as escolas do município, as terças e quintas-feiras, com o apoio da Prefeitura Municipal de Seropédica, que estará disponibilizando o ônibus para levar os estudante a Flona, tendo a Escola Municipal Valtair Gabi a primeira a participar do projeto.

A professora ressalta que todas as escolas serão contactadas ao longo dos anos para participarem das trilhas, porém, para uma melhor logística e organização, será trabalhado com uma escola por vez.

Segundo a professora, os roteiros biogeográficos produzidos para as trilhas contribuem para o reconhecimento das dinâmicas ambientais em áreas de floresta, além de curiosidades da flora e da fauna, afim de dispertar o interesse dos alunos para as áreas ambientais e incentiva-los a protegerem o meio ambiente. O nome do projeto Guarda Compartilhada da Flona MX vem com a ideia de responsabilidade coletiva pela UC, a professora destaca que toda ajuda e bem vinda já que o projeto não possui nenhum tipo de recurso, e convida a todos a participarem dessa luta para a conservação da Flona Mário Xávier.

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário