Lixo jogado nas valas e córregos provoca enchentes e alagamentos em Seropédica
31 de janeiro de 2019

Jogar lixo nas ruas, valas, rios e córregos provoca um grande prejuízo para toda a população. Um dos problemas é a sujeira que dificulta a passagem da água, como acontece em alguns locais em Seropédica.

O Seropédica Online a pedido de alguns moradores foi em dois locais no município e flagrou, pneus e lixo jogados em riacho, bueiros tapados pelos próprios moradores ao fazer calçada para acesso de veículos em garagem, construções em cima de canais que dificulta o poder público ter acesso para fazer limpeza e lixo jogado nas ruas apesar do carro do lixeiro passar normalmente toda semana.

Na Rua João Pedro de Melo (antiga rua 4), no bairro Boa esperança, o morador, Robson da Silva Cunha, fez um vídeo relatando que nesta rua existia vários bueiros para escoar a água da chuva, mas alguns foram tapados pelo lixo e terra e outros foram concretados pelos próprios moradores. Estes problemas também acontecem na Rua Antenisca Dalla Paula de Souza. (Abaixo fotos e Vídeo).

Outro problema é o canal que corta todo Bairro Boa Esperança, onde desagua no Rio Guandu. A prefeitura de Seropédica tem limpado este canal que nasce no Bairro Fazenda Caxias, mas alguns moradores fizeram construções em cima do canal, dificultando a execução da limpeza. O canal em dias de muita chuva retém a água criando alagamentos. Outro problema e que neste canal já foi retirado moveis, pneus, pedaços de veículos, como para-choques e parte de lataria e outros tipos de lixo que vem obstruindo a passagem da água.

Uma moradora do Bairro Cabral, mandou uma foto, onde mostra vários pneus e estrados jogados dentro do Riacho que corta este bairro. O lixo criou retenção e quase derrubou o muro da Escola Estadual Municipalizada Francisco Rodrigues Cabral. 

Apesar de que a responsabilidade de limpar Canais, Córregos e Rios serem do INEA, temos visto maquinas da Prefeitura de Seropédica realizando esta limpeza em vários canais que cortam o município. Um dos Canais que foi limpo recentemente foi o Canal do China, que foi responsável pelas inundações que aconteceram no passado nos Bairros Oza, Jardins e Campo lindo.

FOTOS BAIRRO BOA ESPERANÇA

Rua João Pedro de Melo (antiga rua 4), no bairro Boa esperança

Rua João Pedro de Melo (antiga rua 4), no bairro Boa esperança

Rua Antenisca Dalla Paula de Souza Bairro Boa Esperança

Rua Antenisca Dalla Paula de Souza Bairro Boa Esperança

Bueiros tapados

Bueiros tapados

FOTOS DO RIACHO BAIRRO CABRAL

SACOS PLASTICOS COM LIXO NO RIACHO ONDE ANIMAIS BEBEM ÁGUA

SACOS PLASTICOS COM LIXO NO RIACHO ONDE ANIMAIS BEBEM ÁGUA

PNEUS JOGADOS DENTRO DO RIACHO, COM CRIADOUROS DE MOSQUITO

ESTRADOS E LIXO JOGADOS DENTRO DO CANAL

ÁGUA ACUMULADA DENTRO DOS PNEUS

ÁGUA ACUMULADA DENTRO DOS PNEUS, FOCOS DE MOSQUITO

DIRETORA DA E.E.M. FRANCISCO RODRIGUES CABRAL ANDREA CRISTINA MOREIRA, MOSTRANDO ATÉ ONDE A AGUA CHEGOU, QUASE DERRUBANDO O MURO DA ESCOLA

MURO DA ESCOLA CAINDO DEVIDO A ÁGUA QUE INVADIU A ESCOLA