O Programa Saúde na Escola de Seropédica, levou orientações para estudantes da Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, no bairro do Incra, sobre como cuidar bem dos dentes.

Este evento aconteceu nesta nesta terça-feira (4), e foi realizado com a Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), Posto Alcides Telles da Conceição Incra, no Bairro do Incra, e teve parceria com o PSE e o GTI. A atividade foi desenvolvida pelos profissionais:  Enfermeira Lílian Duque, Dentista Dra. Giovanna Gazzo, Acs: Beatriz Pacheco, Cristina de Carvalho e Matheus e a Coordenadora de Imunização Karina.

Nesse trabalho, os profissionais de saúde, e a Dentista Dra..Giovanna Gazzo, fizeram uma encenação teatral, exercitando a prática da escovação para que as crianças aprendam desde pequenas a forma correta de cuidar da higiene bucal. “A escovação dentária quando bem-feita é um dos melhores meios para se evitar a cárie e as doenças gengivais”. esclarece a Dentista.

Logo após as crianças recebem um kit contendo, escova, pasta de dente, e fio dental. Os alunos se dirigem ao banheiro fazem a escovação e recebem aplicação de flúor pela dentista. 

Na opinião de Claudia do Amaral Soares de Amorim, Diretora da unidade escolar, além de elevar a qualidade de vida, este projeto visa conscientizar as crianças e torná-las multiplicadoras da importância de se manter hábitos saudáveis de higiene bucal. “É uma ação que ultrapassa os muros escolares, chegando até aos familiares dos alunos e à comunidade como um todo”, acredita.

A escola tem 76 alunos que vai da Educação Infantil ao 5° ano. “A escola tem uma importância muito grande para os moradores desta região agrícola, porque fica muito próximo a nossa comunidade, só tenho que agradecer por mais este trabalho carinhoso com nossas crianças”. Destaca Maria de Lourdes, mãe de um dos alunos.