Após a segunda etapa da V Conferência Nacional Infantojuvenil que foi realizada no dia 28 de março no CAIC Paulo Dacorso Filho em Seropédica. O município de Seropédica, teve o privilégio de ter três alunos escolhidos para a etapa estadual, alunos esses que foram acompanhados pelos seus professores. As contempladas foram Unidades Escolares: E.E.M Bananal, aluno Jefferson da Silva, E.M. Manoel de Araújo Dantas, aluna Catarina P. dos Santos e a E.M. Promotor de Justiça Dr. André L. M.M. Peres, a aluna Maria Eduarda de Abreu Gomes da Silva.

O evento contou com 92 estudantes e 92 professores acompanhantes que realizaram a Conferência Estadual Infantojuvenil do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Também participaram 5 jovens facilitadores do Coletivo Jovem do Rio de Janeiro, 6 jovens universitários para apoio, dois jovens observadores, sendo um deles da Assembleia Popular das Águas e 10 representantes da Comissão Organizadora Estadual.

A Conferência ocorreu na cidade de Rezende/RJ, no hotel Rezende In. A mesa de abertura contou com um representante da Comissão Organizadora Estadual (COE), do Coletivo Jovem (CJ), da Rede de Educação Ambiental, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Paracambi, do Instituto Estadual do Ambiente, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

A conferência estadual do Rio de Janeiro teve como tema central “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, e é parte da conferência nacional. Ao todo, os estudantes vivenciaram quatro etapas: escolar, municipal, estadual – e a nacional, a ser realizada em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de junho próximo.

Na etapa estadual foram 18 delegados do Rio de Janeiro que irão participar da fase nacional. São os próprios alunos que elegem os seus representantes segundo a regra principal da conferência, “JOVEM ELEGE JOVEM”. Dentre os 18 delegados escolhidos, um deles foi o Aluno Jefferson da Silva da E.E.M. Bananal que irá representar Seropédica na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que ira acontecer em São Paulo. Aluno Jefferson da Silva, da E.E.M. Bananal, que vai representar Seropédica