A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Seropédica realizou, nesta quarta-feira, 28 de julho, o tradicional Arraiá do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bicho da Seda. A festa, ao som de músicas caipira e comidas típicas, como canjica e milho cozido, reuniu profissionais da unidade e usuários, mas sem a presença dos familiares para evitar aglomerações por causa da pandemia do novo Coronavírus. 

Os colaboradores oferecem um atendimento humanizado e de qualidade, o que tem levado a inúmeros registros de agradecimento de seus familiares.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Bicho da Seda) é um serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), como estratégia na assistência à Saúde Mental, na perspectiva da Reforma Psiquiátrica, cujo objetivo consiste em oferecer tratamento especializado a pessoas em sofrimento psíquico e sua ressocialização. No serviço, os usuários recebem assistência multiprofissional. o acolhimento é a “porta de entrada”, uma estratégia de humanização, uma ferramenta de intervenção na qualificação da escuta, de acesso com responsabilização e resolutividade, além de estabelecer uma relação entre o usuário e família com os profissionais e serviço.

O Coordenador do CAPS Bicho da Seda, José Guimarães, falou que ali é oferecido a população de Seropédica, Psiquiatria, Psicologia, Assistência Social, Nutricionista e Terapia Ocupacional.

“A pessoa que estiver com problemas de saúde pode vir por encaminhamento medico, ou pessoal, neste caso trazer os seus documentos e comprovante de residência, onde será feito o acolhimento. O profissional que fizer o acolhimento vai direciona-lo ao tratamento devido. Nós temos o privilégio de ter uma equipe muito eficaz desde a pessoa que realiza a limpeza até os profissionais técnicos. Nós temos uma equipe muito coesa, eu me sinto privilegiado em gerir pessoas com tanta capacidade dando um serviço de eficiência ao usuário. Hoje temos a tranquilidade de trabalhar devido a termos um Prefeito como o Professor Lucas e o Secretário Dr. Renê que nos deixam trabalhar com tranquilidade e investem na saúde da população”. Enfatiza José Guimarães

Estiveram presentes a Primeira-dama Isabel Ribeiro, o pai do Prefeito Lucas, Antônio Roberto (Robertinho), o Coordenador do SAMU, Márcio da Silva dos Santos, a Coordenadora da Unidade Básica de Saúde, Julia Pereira dos Santos, do Jardim Maracanã, Márcia dos Santos Carvalhosa e o Coordenador de Políticas Públicas da Juventude de Seropédica, Igor de Oliveira dos Santos.

Atendimentos do CAPS: 

Acolhimento: é realizado todos os dias de segunda a sexta-feira de 8 as 16 horas, 

Psiquiatria: Segundas-feiras na parte da tarde, as terças-feiras pela manhã, e quintas-feiras a tarde

Psicologia: Às terças, quartas e sextas-feiras o dia inteiro.

Todos os alimentos foram doados com amor, pelos familiares, funcionários e amigos do CAPS Bicho da Seda