Inaugurada pelo Prefeito Professor Lucas na última semana, a Sala de Pequenas Cirurgias da Maternidade Municipal de Seropédica, que faz parte do projeto “Língua Solta”, já está em funcionamento melhorando as vidas de bebês e de suas famílias.
 
Os primeiros 3 bebês realizaram procedimentos nessa quinta-feira (25). O primeiro bebê atendido em Seropédica para realizar a Frenectomia foi Raví da Silva Dutra, que acompanhado da mãe – Camila Dutra – realizou o procedimento com a Cirurgiã-dentista Dra. Letícia Cerqueira, tendo realizado para a cicatrização, uma Laserterapia aplicada pela Dra. Rosana Coelho. O procedimento foi acompanhado pela Fonoaudióloga de apoio Dra. Letícia Faria e pela Coordenadora de Pediatria Dóris Rebello.
 
“Não podemos perder tempo no se refere à saúde, inauguramos a sala seis dias atrás e já iniciamos os procedimentos. O objetivo é atender nossas crianças da melhor maneira possível, abrangendo o maior tipo de tratamentos que pudermos. Outras novidades, na Pediatria e em outras áreas, serão aplicadas em Seropédica”, garantiu o Prefeito Professor Lucas.
 
Acompanhado dos pais – Carlos Fragoso e Brenda Silva –, o segundo bebê a ser atendido foi o menino Otávio. “O procedimento foi muito bom, e é interessante. Vai melhorar a fala dele e pra ele mamar”, comemorou a Mãe.
 
Frenectomia é um procedimento microcirúrgico que consiste em cortar e remover um freio lingual, que é uma pequena dobra de tecido que limita a mobilidade da língua, causando o problema popularmente conhecido como “língua presa”. Para a cicatrização (pós-operatório), aplica-se a “Laserterapia”, procedimento difícil de ser encontrado até mesmo em instituições particulares de Saúde. As Coordenadoras do projeto “Língua Solta” são a Fonoaudióloga Vanessa Furquim e a Dentista Alessandra Vasconcellos.
 
Por Hudson Glória
Imagens: Luiz Calderini